Transformações geométricas no plano: atividades para o 8.º ano do ensino fundamental/Geometric transformations in the plan: activities for the 8th grade of elementary school

Pedro Henrique da Silva, Marger da Conceição Ventura Viana

Abstract


Este artigo apresenta atividades de um minicurso apresentado aos participantes do XII Encontro Nacional de Educação Matemática, realizado na cidade de São Paulo, de 13 a 16 de julho de 2016. Tais atividades integram uma pesquisa de natureza qualitativa de que uma turma do 8.º ano do Ensino Fundamental permitiu a constituição da amostra. Resulta, então, de uma pesquisa qualitativa que objetivou contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem da congruência de figuras planas, por meio de transformações geométricas tendo como fundamentação teórica o Paradigma Histórico Cultural de Vigotski. A amostra foi baseada em critérios pragmáticos e teóricos. Na análise dos dados foi utilizado o enfoque indutivo procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos participantes da situação em estudo. Explica-se que tais atividades, que envolvem transformações geométricas, tiveram a intenção de contribuir para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de conteúdos da Geometria Euclidiana Plana relacionados com a congruência de figuras planas.


Keywords


Transformações geométricas, Geometria das Transformações, Congruência de figuras planas, processo de ensino/aprendizagem de geometria.

References


BASTOS R. Transformações geométricas. Grupo de trabalho de geometria da APM. Set/ Out 2007.

BILAC, C. U. Possibilidades da aprendizagem de transformações geométricas com o uso do Cabri-Géomètre. 2008.191f. Mestrado Profissional em Ensino Matemática, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2008.

BRASIL, MEC – Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental: Matemática. Brasília, 1998.

LUZ, V. A. Um estudo sobre o Ensino de Transformações Geométricas: da reforma da Matemática Moderna aos dias atuais.2007.197f. Mestrado em Educação Matemática, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2007.

MABUCHI, S. T. Transformações Geométricas - A trajetória de um conteúdo ainda não incorporado às práticas escolares nem à formação de professores. PUC – São Paulo, 2000 Disponível em . Acesso em 20/08/2014.

MATOS, J. A penetração da Matemática Moderna em Portugal na revista Labor. Revista Iberoamericana de Educação Matemática, p. 91-110, 2006.

MEDEIROS, L. G. F. Dando movimento à forma: as transformações geométricas no plano na formação continuada a distância de professores de Matemática. 2012.160. f. Mestrado em Educação Matemática, Universidade Severino Sombra, Vassouras, 2012.

SILVA, P. H. Transformações geométricas no contexto escolar: uma experiência de aprendizagem no 8º ano do ensino fundamental. 2017. 158f. Mestrado em Educação Matemática, Universidade Federal de Outro Preto, Ouro Preto. 2017.

VIANA, M. C. V. O Movimento de Matemática Moderna e suas implicações no ensino de 1º e 2º graus no Brasil. Escritos Sobre Educação, Ibirité-MG, v.3, n.1, p. 27-40, 2004.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-719

Refbacks

  • There are currently no refbacks.