Educação em saúde na escola: dialogando sobre o HPV/Health education at school: talking about HPV

Vanessa Christinne Nazário Tenório, Marianny Medeiros de Moraes, Lays da Silva Fidelis Freire, Clarice Isabel Rosa dos Santos, Anna Clara Carnaúba Marques, Christine de Sousa Gomes Costa, Jennifer Costa Marinho, Yasmin Aguiar Emiliano da Silva

Abstract


Ações de educação em saúde realizadas no ambiente escolar são fundamentais para o a formação integral de crianças e adolescentes. O ambiente escolar é um potencial disseminador do conhecimento, que muitas vezes ultrapassa o ambiente escolar. A escola torna-se, portanto, espaço essencial para o desenvolvimento do conhecimento comum e para a integração com a comunidade, encontrando-se nela grande parte da população que demonstra interesse em aprender. A participação do enfermeiro dentro da escola como um facilitador acelera o processo educativo e o desenvolvimento de estratégias. Esse relato objetiva relatar uma experiência vivida por acadêmicas de enfermagem e professoras enfermeiras na educação sexual de adolescente de uma escola da capital. Criar e fortalecer espaços de participação com estudantes, professores e profissionais de saúde é indispensável para a construção de adultos mais conscientes do seu papel na saúde da sua comunidade.


Keywords


HPV, Educação em saúde, Saúde na escola.

References


BESERRA, E.P.; PINHEIRO, P.N.C.; BARROSO, M.G.T. Ação educativa do enfermeiro na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis: uma investigação a partir das adolescentes. Esc Anna Nery Rev Enferm. v. 12, n.3, p.:522 -8, 2008.

BRASIL, Ministério da Saúde. Política Nacional de Promoção da saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2006.

BRANDÃO, E.R.; LOPES, R.F.F. “Não é competência do professor ser sexólogo” O debate público sobre gênero e sexualidade no Plano Nacional de Educação. Civitas, Rev. Ciênc. Soc. Porto Alegre, v.1,8 n.1, Abr, 2018.

COSTA, F.S.; SILVA, J.L.L.; DINIZ, M.I.G. A importância da interface educaçãosaúde no ambiente escolar como prática de promoção da saúde. Informe-se em promoção da saúde. V.4, n.2. p.30-33, 2008.

NAKANO, M.M.; GONÇALVES, M.F.C. Promoção da saúde na educação básica: um estudo com licenciandos em enfermagem. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 5, n. 7, p.10480-10491, Jul. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-664

Refbacks

  • There are currently no refbacks.