Influência da força de aperto sobre a geração de potência elétrica de um gerador termoelétrico por meio do efeito Seebeck/Influence of the clamping force on the generation of electrical power of a thermo-electric generator through the Seebeck effect

Authors

  • Pedro Leineker Ochoski Machado
  • Luís Vitório Gulineli Fachini
  • Romeu Miqueias Szmoski
  • Thiago Antonini Alves

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-689

Keywords:

Reaproveitamento de energia, Termogerador, Efeito Seebeck, Calor residual.

Abstract

Este estudo compreende a investigação experimental da influência da força de aperto sobre a geração de potência elétrica de um gerador termoelétrico por meio do efeito Seebeck. Esse efeito consiste na movimentação de elétrons proveniente da exposição de uma junção de dois materiais distintos a um gradiente de temperatura, podendo então ser responsável pelo aproveitamento de energia em atividades industriais em que há a ocorrência de calor residual. Nesse estudo um gerador termoelétrico foi submetido a diferentes gradientes de temperaturas, sendo utilizados resistores no sistema de aquecimento que simula o calor residual e um trocador de calor como forma de arrefecimento a proporcionar tais gradientes, além de diferentes forças de aperto obtidas pela aplicação de diferentes massas ao sistema. Os resultados demonstram medições da potência gerada pelo gerador termoelétrico em função da potência dissipada nos resistores e da força de aperto exercida sobre o sistema.

 

References

Fernandes, A. E. S. S. Conversão de energia com células de Peltier. 97f. Dissertação (Mestrado em Energias Renováveis). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, 2012.

Gonçalves, L. M. V. Microssistema termoeléctrico baseado em teluretos de bismuto e antimónio. 198f. Tese (Doutorado em Electrónica Industrial). Escola de Engenharia. Universidade do Minho. Guimarães, 2008.

Moura, J. A. S. Filmes nanométricos de FeN e AlN crescidos por Sputtering e aplicações do efeito Peltier. 147f. Tese (Doutorado em Física). Centro de Ciências Exatas e da Terra. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2010.

Nascimento, A. L. E. S.; Lubanco, J. C.; Moreira, T. A. Fontes alternativas de energia elétrica: potencial brasileiro, economia e futuro. Bolsista de Valor: Revista de Divulgação do Projeto Universidade Petrobras e IF Fluminense. Rio de Janeiro, v.2, n.1, p.23-36, 2012.

Published

2020-10-30

How to Cite

Machado, P. L. O., Fachini, L. V. G., Szmoski, R. M., & Alves, T. A. (2020). Influência da força de aperto sobre a geração de potência elétrica de um gerador termoelétrico por meio do efeito Seebeck/Influence of the clamping force on the generation of electrical power of a thermo-electric generator through the Seebeck effect. Brazilian Journal of Development, 6(10), 83452–83459. https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-689

Issue

Section

Original Papers