O uso de tabaco e drogas pelos estudantes de medicina / The use of tobacco and drugs by medical students

Roger Aparecido Durigan, Lara Cândida de Sousa Machado

Abstract


O ingresso na universidade, ainda que traga senti¬mentos positivos relacionados ao alcance de uma meta programada, por vezes pode se tornar um período crítico, de maior vulnerabilidade para o início e a ma-nutenção do uso de drogas psicotrópicas. Essa pesquisa teve como objetivo analisar o uso de tabaco e de drogas psicotrópicas pelos estudantes de medicina e impacto que pode ser gerado na sua qualidade de vida, através de uma revisão da literatura baseada em 6 artigos científicos que referenciam o uso de tabaco e drogas psicotrópicas pelos estudantes de medicina. No Brasil, o uso de substâncias psicoativas tem aumentado entre jovens com idade de 18 a 24 anos. Cerca de 78% da população dessa faixa etária ingeriu bebidas alcoólicas, enquanto 22,8% usaram drogas ilícitas pelo menos uma vez na vida. O ambiente universitário permite acesso com mais facilidade às diversas drogas, sendo evidenciado aumento significativo do consumo após a inserção no ensino superior. O estilo de vida adotado por estudantes de medicina culmina com a necessidade de ficarem mais tempo acordados e ativos para suprir a demanda de estudo. É nesse momento que encontramos um grande uso de drogas estimulantes no grupo. Este estudo apresenta um alerta visando uma maior compreensão sobre o assunto podendo assim nortear a criação e implementação de ações de orientação e prevenção dirigidos a esta população nas escolas médicas.


Keywords


Tabagismo, drogas, estudantes de medicina.

References


TOSTES, Jorge Gelvane; DE CAMPOS, Fernanda Paiva; PEREIRA, Luís Gustavo Rodrigues. Consumo de Álcool e Outras Drogas em uma Faculdade de Medicina do Sul de Minas Gerais/Consumption of Alcohol and Other Drugs in a Medical School in Southern Minas Gerais. REVISTA CIÊNCIAS EM SAÚDE, v. 6, n. 2, p. 16-24, 2016.

DE MORAES, Diego Pereira Alves et al. Prevalência do uso de drogas psicotrópicas por estudantes de medicina da Universidade Federal do Tocantins. Revista Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, v. 58, n. 3, p. 127-33, 2013.

SILVA, Bruno Pereira da et al. Transtornos mentais comuns e consumo de bebida alcoólica e tabaco entre estudantes de enfermagem de uma universidade pública na Amazônia Ocidental brasileira. SMAD. Revista eletrônica saúde mental álcool e drogas, v. 10, n. 2, p. 93-100, 2014.

MENDES, Sofia Vidaurre et al. Estudo sobre o uso de drogas estimulantes entre estudantes de medicina. Ciência Atual–Revista Científica Multidisciplinar das Faculdades São José, v. 5, n. 1, 2015.

DAMASCENO, Rudson Oliveira et al. USO DE ÁLCOOL, TABACO E OUTRAS DROGAS E QUALIDADE DE VIDA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Revista Baiana de Enfermagem, v. 30, n. 3, 2016.

DA ROSA, Maria Inês et al. Uso de tabaco e fatores associados entre alunos de uma universidade de Criciúma (SC). 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-666

Refbacks

  • There are currently no refbacks.