Prática de ensino de matemática numa perspectiva reflexiva e colaborativa / Mathematics teaching practice in a reflective and collaborative perspective

José Ronaldo Melo

Abstract


 Tratar-se de uma experiência desenvolvida na disciplina Prática de Ensino de Matemática intencionando colaborar com a aprendizagem matemática de alunos ingressantes na universidade. Para isso levamos em consideração narrativas de professores e informações obtidas a partir de um diagnóstico que apontou a falta de domínios dos egressos da Educação Básica em conceitos e operações elementares da matemática. A experiencia contou com o oferecimento de um curso, dividido em quatro módulos, com informações considerados essenciais para o acompanhamento dos alunos nas disciplinas relacionadas a matemática presentes nos cursos de graduação. A exposição dos conteúdos envolveu o uso de tecnologias da informação e ao final do curso foram verificadas melhoras no desempenho e permanência dos alunos nas aulas de matemática na universidade. Do processo do planejamento, execução e reflexão das aulas ministradas resultou um relevante aprimoramento da formação pedagógica docente dos alunos/professores ministrantes.


Keywords


Ensino de Matemática, Prática de Ensino, Reflexão, Colaboração.

References


AUSUBEL, D.P. Educational Psychology: A Cognitive View. New York, Holt, Rinehart and Winston, 1968.

BALDIN, Y. Y. O significado da introdução da Metodologia Japonesa de Lesson Study nos Cursos de Capacitação de Professores de Matemática no Brasil. In: XVIII Encontro Anual da SBPN e Simpósio Brasil-Japão, 2009, São Paulo, SP. Anais do SBPN 09. São Paulo, SP: SBPN, 2009.

DELGADO, C., & PONTE, J. P. (2004). A reflexão sobre as práticas de ensino da Matemática de três futuras professoras do 1º ciclo do ensino básico. Quadrante, 13(1), 31-61.

DOIG, B.; GROVES, S. e FUJII, T. Lesson study as a framework for pre service teachers’ early field-based experiences. In: HART L., ALSTON A. e MURATA A. (eds.). Lesson study research and practice in mathematics education. Dordrecht: Springer, pp. 181-200, 2011.

GUIMARÃES, M. F. (1996). O conhecimento profissional do professor de matemática: Dois estudos de caso (Tese de mestrado, Universidade de Lisboa) Lisboa: APM.

MELO, José Ronaldo. Percursos de Formação de Professores de Matemática. EDUFAC, Rio Branco – Acre, 2016.

MERICHELLI, Marco Aurélio Jarreta; CURI, Edda. ESTUDOS DE AULA (“LESSON STUDY”) COMO METODOLOGIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. REnCiMa, Edição Especial: Educação Matemática, v.7, n.4, p. 15-27, 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-637

Refbacks

  • There are currently no refbacks.