Educação física escolar: desafios formativos vivenciados pelos pedagogos / School physical education: formative challenges experienced by pedagogues

Éderson Andrade, Sávio Antunes dos Santos, Jaqueline Mendes da Silva, Verônica Ramos de Assis

Abstract


As aulas de educação física têm sido um desafio desde abertura democrático no Brasil, pois entrou no cenário escolar proposições críticas pedagógicas que deslocaram este componente curricular da pura repetição do movimento, bem como a prática esportivista com busca ao rendimento técnico, para um contexto pedagógico da cultura coporal de movimento. Este relato, formação com parceria entre UNIVAG e CEFAPRO, tem como objetivo analisar a inserção das aulas de educação física dada por professores pedagogos a partir de discussões realizadas durante um momento de formação. A problematização da experiência formativa trazida aqui foi feita a partir de diálogos com os professores participantes, bem como de observações das atividades práticas em educação física. A formação aconteceu em Nossa Senhora do Livramento, com cerca de 100 professores pedagogos que lecionam em turmas da educação infantil e do anos iniciais do ensino fundamental. A formação foi estruturada em três momentos: discussão sobre a educação física escolar, atividades práticas e uma reflexão final sobre a articulação teórico prática. Durante a formação analisamos que os professores demostram conhecimento sobre jogos e brincadeiras, contudo desconhecem outras práticas corporais, tais como lutas, danças, esportes, ginásticas, dentre outras, como objetos de conhecimento/trabalho da educação física no cotidiano escolar. Consideramos que é necessária uma formação inicial que problematize tais práticas corporais, bem como processos formativos contínuos, para que estes professores possam trabalhar com educação física e os elementos da cultura corporal de movimento de forma crítica e reflexiva.


Keywords


Educação Física, Pedagogos, Formação.

References


BETTI, M. Educação física e sociedade. São Paulo: Movimento, 1991.

DAOLIO, J. Da cultura do corpo. 7.ed. Campinas: Papirus, 1995.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione, 1989.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Cortez: São Paulo, 1997.

KUNZ, E. Educação Física: ensino & mudanças. Ijuí: Unijuí, 1991.

PEREZ, C. A.; SILVA, S. A.; MONTEIRO, F. M. A. Problematizando identidades docentes: tentativas de construção. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 6, n. 6, p. 34754-34769 jun. 2020.

MARCELO, C. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo. Revista de Ciências da Educação, 08, pp. 7-22, 2009.

NEIRA, M. G. e NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte Editora, 2006

NEIRA, M. G. Educação Física: a reflexão e a prática do ensino. São Paulo: Blucher, 2011.

NEIRA, M. G. Práticas corporais: brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. São Paulo: Melhoramentos, 2014.

NEIRA, M. G. Educação Física cultural. São Paulo: Blucher, 2016.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

SOARES, C. L. et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

TANI, G. et al. Educação Física escolar: fundamentação de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/EDUSP, 1988.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-619

Refbacks

  • There are currently no refbacks.