Assimilação da aprendizagem escolar na Matemática: Discutindo atividades de ensino / Assimilation of school learning in Mathematics: Discussing teaching activities

Severina Andréa Dantas de Farias

Abstract


Esta pesquisa teve como objetivo verificar como atividades de ensino de matemática podem favorecer a compreensão de conteúdos escolares obrigatórios que não foram assimilados em anos anteriores pelos estudantes. Com este foco, realizamos estudos de atividades didáticas de matemática, na área de Números, com estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de João Pessoa, Paraíba, que apresentavam, à época, muitas dificuldades na assimilação das operações básicas, bem como na linguagem, especificamente, na leitura, interpretação e no registro escrito. Iniciou-se o processo de discussão de atividades que envolviam conceitos básicos, com grau de complexidade diversificando e hierárquico distintos, que foram consideradas relevantes na assimilação de conhecimentos matemáticos para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia de pesquisa caracteriza-se por ser um estudo qualitativo/quantitativo com relação à aquisição e análise de dados, sendo organizado em três etapas: aprofundamento teórico dos participantes com relação à temática, realização de período de intervenção com aplicação de sequências didáticas e verificação final de resultados. Os resultados indicaram melhor assimilação dos conceitos das operações básicas, assim como na leitura, interpretação e no registro escrito dos participantes. Concluímos que as atividades de matemática utilizadas durante a intervenção favoreceram a assimilação dos conceitos e ajudaram nas discussões de linguagem.


Keywords


Assimilação da Aprendizagem, Ensino de Matemática, Ensino Fundamental.

References


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/ 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: dez/2019.

FARIAS, Severina Andréa Dantas de. Ensino-aprendizagem de triângulo: um estudo de caso no Curso de Licenciatura em Matemática a Distância. 2014. 213f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, João Pessoa, 2014.

FARIAS, Severina Andréa Dantas de; AZÊREDO, Maria Alves de; RÊGO, Rogéria Gaudencio do. Matemática no Ensino Fundamental: considerações teóricas e metodológicas. João Pessoa: SADF, 2016.

FARIAS, Severina Andréa Dantas de; RÊGO, Rogéria Gaudencio do. Matemática e a Educação a Distância: resolução de problemas no ensino de geometria com o uso do Geogebra. João Pessoa: SADF, 2016

GIL, Antônio Carlos Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

NCTM - National Council of Teachers of Mathematics. Princípios e Normas para a Matemática Escolar, Lisboa: APM, 2000.

PARAIBA, Estado. Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental do Estado da Paraíba, João Pessoa: SEE/PB, 2010.

PARAIBA, Estado. SOMA. Formação continuada de professores para os anos iniciais. João Pessoa: SEE/PB, 2018.

PARAIBA, Estado. SOMA. Relações numéricas, espaciais e de grandezas: consolidando: 3º ano: Caderno de Atividades 1. - Práticas de letramento no Ciclo de Alfabetização. João Pessoa: Editora do CCTA, 2017c.

PARAIBA, Estado. SOMA. Relações numéricas, espaciais e de grandezas: iniciando: 3º ano: Caderno de Atividades 2. - Práticas de letramento no Ciclo de Alfabetização. João Pessoa: Editora do CCTA, 2017a.

PARAIBA, Estado. SOMA. Relações espaciais, de grandezas e operações numéricas: aprofundando: 2º ano: Caderno de Atividades 2. - Práticas de letramento no Ciclo de Alfabetização. João Pessoa: Editora do CCTA, 2017b.

PARAIBA, Estado. SOMA. Relações numéricas, espaciais e de grandezas: consolidando: 3º ano: Caderno de Atividades 2. – Práticas de letramento no Ciclo de Alfabetização. João Pessoa: Editora do CCTA, 2017d.

TALIZINA, Nina F. Manual de Psicologia Pedagógica. Universidade Autônoma de San Luis Potosí. Mexico: Potosína, 2000.

VAN DE WALLE, Jhon A. Matemática no Ensino Fundamental: formação de professores e aplicação em sala de aula. Tradução Paulo Henrique Colonese. 6ª.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-611

Refbacks

  • There are currently no refbacks.