A escrita de cartas e a autoformação docente na educação em ciências / Letter writing and teaching self-formation in science education

Caroline Barroncas de Oliveira, Mônica de Oliveira Costa, Amarildo Menezes Gonzaga

Abstract


Nesse trabalho, questionamos: de que forma a escrita de cartas para si potencializa pensar/problematizar o processo (auto)formativo docente em Ciências? Nosso movimento parte do campo da (auto)formação docente, pois assumimos o pressuposto que a escrita de si possibilita o autoconhecimento do sujeito professor-formador. Pela escrita da carta, reconhecemos que não é fácil um processo acadêmico que promova a Experiência formativa a não ser pelo imbricamento da vida em suas múltiplas dimensões, por deslocar modos de ver em meio ao movimento das incertezas, das frustações e alegrias, das limitações e potencialidades. É por meio desse percurso movente que nos relacionamos e construímo-nos frente às escolhas de vida, das relações que criamos com a própria Educação em Ciências.

Keywords


Cartas, (Auto)formação, Educação em Ciências.

References


BARROS, Manuel de. Memórias inventadas. São Paulo: Planeta, 2006.

CHAVES, S.N. Os sem sentidos da vida ou: a vida nçao tem sentido, invente o seu. In: RAMOS, Mariana Brasil; TRÓPIA, Guilherme. OLIVEIRA, Mário Cézar Amorim de. (org) Educação em ciências: práticas diferenciadas em ensinos e biologias. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2018.

JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. São Paulo, Cortez, 2004.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n 19 Jan/Fev/Mar/Abr. 2002, p.20-28.

NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1991.

NÓVOA, A. Vidas de professores. Portugal: Porto Editora, 1992.

SOUZA, Fátima Maria da Rocha. Armadilhas do tempo: fios de uma teia poética. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2016.

ZANI, Tina. A poesia na ação poética de escrita de cartas. Linha Mestra. n.36, set.dez.2018. p.116-119.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-580

Refbacks

  • There are currently no refbacks.