Investigação matemática em sala de aula / Classroom mathematical research

Adriana Pereira da Silva, Gabriele Souza de Carvalho, Maria Lais Tadeu dos Santos

Abstract


Este trabalho pretende relatar uma atividade de Investigação Matemática  desenvolvida com uma turma do primeiro ano do Ensino médio, com objetivo de investigar matematicamente a conta de água. A proposta inicial foi trabalhar a referida tendência sob a perspectiva de Ponte, Brocado e Oliveira (2003). Também nos apoiamos nas ideias de Onuchi (1999) ao afirmar que o aprendizado do aluno é mais forte quando autogerado ao invés de imposto. A atividade foi bem recebida pelos alunos proporcionando um momento intenso de discussão e aprendizagem. Foi uma experiência nova tanto para os alunos quanto para as professores, caracterizando um momento positivo alcançando o objetivo proposto para além das expectativas. Com o desenvolvimento da atividade ficou perceptível que a mesma se enquadra também nos conceitos de Modelagem Matemática definidos por Barbosa (2004).

 

 


Keywords


Conta de água, Investigação Matemática, Modelagem Matemática.

References


BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática: O que é? Por que? Como? Veritati, n.4, p.73 -80, 2004. Disponível em https://www.educadores.diaadia.pr.gov.br. Acesso em 15.08.2019

ONUCHIC, L. De La Rosa. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, M.A.V. (Org) Pesquisa em educação Matemática: CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS. São Paulo: Editora UNESP, 1999, p. 199-218.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matem ática em Sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, capítulo 2.

Quadro Tarifário. Disponível em: https://www.deso-se.com.br. Acesso em 20.12.2019




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-576

Refbacks

  • There are currently no refbacks.