REDE SOCIAL E RESISTÊNCIA: “Professores contra o Escola Sem Partido” monitoram projetos em tramitação no país / SOCIAL NETWORK AND RESISTANCE: "Teachers against the School Without Party" monitor projects in progress in the country

Authors

  • Iuska Kaliany Freire de Oliveira
  • Karlla Christine Araújo Souza

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-563

Keywords:

Escola Sem Partido, Procedimento de Tradução, Redes Sociais e Insurgência.

Abstract

Neste momento, por meio do computador, notebook, tablet ou smartphone, pessoas de todo o mundo interagem pelas redes sociais. Elas se conectam em rede, trocam mensagens, usam aplicativos de conversas instantâneas, postam fotografias e riem de “memes” que viralizam na Internet. Nesse meio virtual também há resistência e luta. Conforme analisa Primo (2013), a popularização das mídias digitais no ciberespaço contribuiu para a democratização da comunicação e revolucionou o modo de consumir e produzir conteúdo, fomentando a comunicação colaborativa. Nesse contexto, os movimentos sociais encontraram espaços para fincar suas bandeiras de luta. Este artigo tem como objetivo analisar um desses espaços de resistência nas redes sociais, relacionado à nossa pesquisa de mestrado que trata sobre o Projeto Escola Sem Partido. Nossa pesquisa resulta de uma inquietação relacionada à comunicação mediada na Internet, especificamente no Facebook, e tem como foco observar de que forma os movimentos de insurgência ressoam nas redes sociais. Partindo de um recorte da problematização teórica da pesquisa, utilizamos metodologicamente o procedimento de Tradução, do sociólogo Boaventura de Sousa Santos para analisar o trabalho de articulação, colaboração e registro desenvolvido pelos sujeitos da comunidade "Professores Contra o Escola sem Partido". Essa comunidade reúne mais de 74 mil pessoas no Facebook que defendem a autonomia docente e uma escola democrática. Os organizadores mapeiam todos os projetos de lei iguais ou semelhantes ao Escola Sem Partido em tramitação no País, além de reunir diversos pesquisadores sobre o tema. O monitoramento é organizado também em um blog (https://pesquisandooesp.wordpress.com/) produzido como parte da dissertação de mestrado “Escola Sem Partido”: Relações entre Estado, Educação e Religião e os Impactos no Ensino de História”, de autoria de Fernanda Pereira de Moura, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória/UFRJ).

References

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: Movimentos sociais na era da internet. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2013.

_____________________ A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negó

cios e a sociedade. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2003.

CHARTIER, Roger. Os desafios da Escrita. Trad. Fulvia M. L. Moretto. São Paulo:

Editora UNESP, 2002.

GOHN, Maria da Glória. Sociologia dos Movimentos Sociais. São Paulo, Cortez, 2013, pp. 127.

GOHN, Maria da Glória. Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no Brasil Contemporâneo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

MOURA, Fernanda Pereira de. “Escola Sem Partido”: relações entre estado, educação e religião e os impactos no ensino de história. Rio de Janeiro, 2016. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de História, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História.

PAGNI, P. A, CARVALHO, A. F e GALLO, S. O programa Escola Sem Partido e a destruição de uma das virtudes modernas da escola. Disponível em: < http://www.anped.org.br/news/o-programa-escola-sem-partido-e-destruicao-de-uma-das-virtudes-modernas-da-escola > Acesso em 20 de agosto de 2016.

PRIMO, Alex. Org. Interações em rede. Porto Alegre: Sulina, 2013.

RAMOS, M. N. “Escola sem partido”: a criminalização do trabalho pedagógico. Disponível em:<http://www.anped.org.br/news/o-programa-escola-sem-partido-e-destruicao-de-uma-das-virtudes-modernas-da-escola > Acesso em 22 de agosto de 2016.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Sulina. Porto Alegre, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2010.

___________ Democratizar a Democracia: os caminhos da Democracia Participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

THOMPSON, E. P. Costumes em comum: Estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Cia das Letras, 1998.

Published

2020-10-26

How to Cite

Oliveira, I. K. F. de, & Souza, K. C. A. (2020). REDE SOCIAL E RESISTÊNCIA: “Professores contra o Escola Sem Partido” monitoram projetos em tramitação no país / SOCIAL NETWORK AND RESISTANCE: "Teachers against the School Without Party" monitor projects in progress in the country. Brazilian Journal of Development, 6(10), 81795–81803. https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-563

Issue

Section

Original Papers