Análise mecânica de um piso decantador de uma estação de tratamento de água / Mechanical analysis of a water treatment station settling floor

Sandro Mateus Gonçalves Monteiro, Matheus Silva Corrêa, Pedro Gil Marques Brito, Rodrigo Rodrigues da Cunha, Alcebíades Negrão Macêdo, Gyselle Maciel de Almeida

Abstract


Este estudo apresenta uma análise da resistência mecânica do concreto por meio de corpos de prova moldados e testemunhos extraídos de um piso em concreto armado de uma estação de tratamento de água de Belém do Pará. Foram avaliados, por meio de corpos de prova, as resistências aos 7 e 28 dias, onde, após determinada a inconformidade de alguns exemplares, foi solicitado a extração de 16 testemunhos de concreto do piso aos 46 dias. Além disso, avaliaram-se as variações de resistência à compressão que possivelmente foram resultados de processos construtivos, condições de cura do concreto e idade do concreto.


Keywords


Resistência a compressão, extração de testemunho, controle do concreto.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12655: Concreto de cimento Portland. Preparo, controle, recebimento e aceitação. Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5738: Concreto – Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5739: Concreto – Ensaio de compressão de corpos de prova cilíndricos. Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 7680: Concreto - Extração, preparo, ensaio e análise de testemunhos de estruturas de concreto. Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

HELENE, Paulo R.L; TERZIAN, Paulo. Manual de dosagem e controle do concreto. Pini, 1993.

HELENE, Paulo R. L. et al. Análise crítica do novo texto da ABNT NBR 7680-1:2015. Anais. São

Paulo: Ibracon, 2015.

MEHTA, Povindar Kumar; MONTEIRO, Paulo Jose Melaragno. Concreto: microestrutura, propriedades e materiais. Ibracon, 2008.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-536

Refbacks

  • There are currently no refbacks.