Manoel Jairo bezerra e os livros didáticos / Manoel Jairo bezerra and the teaching books

Leandro Silvio Katzer Rezende Maciel, Raquel Pierre Dimitrov, Michele Cristina de Jesus

Abstract


Essa comunicação tem por objetivo apresentar os resultados parciais da segunda etapa da pesquisa intitulada Manoel Jairo Bezerra, a Matemática e a Radiodifusão Educativa no Brasil. Nessa fase o objetivo é a localização e a catalogação dos livros didáticos escritos pelo Professor Manoel Jairo Bezerra, falecido no ano de 2010. Trata-se de um estudo biográfico cuja análise de livros didáticos foi influenciada por Alain Chopin e seu estudo sobre a História dos Livros e das Edições Didáticas. Também apresentamos um estudo bibliográfico dirigido e que diz respeito aos trabalhos acadêmicos nos quais Manoel Jairo Bezerra foi citado. Concluímos que Manoel Jairo Bezerra publicou boa parte dos seus livros através de instituições governamentais federais e que o auge de sua produção bibliográfica ocorreu na década de 1960.

 


Keywords


História da Educação Matemática; Livro Didático; Manoel Jairo Bezerra.

References


CHOPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, CHOPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Tradução de Maria Adriana set./dez 2004. 549-566. Tradução de Maria Adriana C. Capello.

MACIEL, L. S. K. “A Conquista”: uma história da educação à distância pela televisão e o Movimento da Matemática Moderna no Brasil. São Paulo: Universidade Bandeirante de São Paulo, 2009. Dissertação.

MACIEL, L. S. K. Manoel Jairo Bezerra: depoimentos em vida. Zetetiké, Campinas, 20, jan./jun. 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-532

Refbacks

  • There are currently no refbacks.