Principais conceitos da estatística descritiva: uma abordagem diferenciada / Main concepts of descriptive statistics: a differentiated approach

Vinicius de Amorim Machado Ferreira, Daniel Felipe Neves Martins

Abstract


Este trabalho tem como objetivo fomentar novas possibilidades na abordagem dos conteúdos de Estatística e as medidas de tendências centrais: média, moda e mediana, em turmas de nono ano do ensino fundamental, série que antecede o ensino médio. Na tentativa de fundamentar os conteúdos e situar nossos alunos quanto ao que se está aprendendo, procurou-se efetuar algumas abordagens históricas para que em seguida se pudesse introduzir os conceitos como hoje conhecemos e aprendemos, sempre com muito cuidado quanto a linguagem utilizada. Posteriormente, foram aplicados aos alunos exercícios para fixação e compreensão dos conteúdos exigidos para que então pudessem aplicar de forma prática exibindo o nível de abstração atingido. Como resultado, em um ambiente descontraído, foi possível perceber maior interatividade dos alunos quanto a perguntas sobre o tema, quanto a manuseio com definições, significados e cálculos considerados, muitas vezes, desagradáveis e ainda associações com a vida cotidiana.

 


Keywords


Matemática; Ensino; Estatística; Gráficos; Medidas de tendências centrais.

References


BANDEIRA, Marina. Definição das variáveis e métodos de coleta de dados. Laboratório de Psicologia Experimental. Departamento de Psicologia – UFSJ. Disponível em < http://www.ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/lapsam/Texto%209DEFINICAO%20E%20COLETA.pdf> Acesso em 10 de out. 2014.

BAYER, Arno ... et al. A estatística e sua história. Disponível em: < http://www.exatas.net/ssbec_estatistica_e_sua_historia.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2015.

DICIONÁRIO DO AURÉLIO. Disponível em: . Acesso em: 14 jan. 2016.

ESCOLA FUSAO FUKAMATI. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2015.

GENTILE, Paola. Alfabetização estatística. Revista Nova Escola, São Paulo, 2013. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2015.

NAME, M. A. Tempo de Matemática. 2. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2010.

SILVA, Cláudia Borim da; COUTINHO, Cileda de Queiroz e Silva. O nascimento da estatística e sua relação com o surgimento da teoria de probabilidade. Integração, São Paulo, v.11, n.41, p. 141-146, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-531

Refbacks

  • There are currently no refbacks.