Análise de ilhas de calor superficiais em Osasco/Sp / Surface islands analysis in Osasco/Sp

Marcos Paulino da Silva, Paulo Roberto Vagula

Abstract


O presente trabalho tem por objetivo analisar a formação de ilhas de calor superficiais urbanas no município de Osasco/SP no dia 15 de novembro de 2017 através de imagens termais do satélite Landsat 8, processadas no software Idrisi Selva, juntamente com a utilização de imagens de satélite do software Google Earth para facilitar a visualização e a localização de tais ilhas. O trabalho ainda busca analisar os padrões construtivos das áreas nas quais as ilhas de calor estão inseridas. Ao final do trabalho, foi possível notar ilhas de calor que alcançaram até 17ºC de magnitude, com pontos isolados que alcançaram 27ºC de magnitude.

 


Keywords


Ilhas de calor superficiais, Sensoriamento Remoto, Clima Urbano

References


AMORIM, Margarete Cristiane da Costa Trindade. Teoria e método para o estudo das ilhas de calor em cidades tropicais de pequeno e médio porte. 2017. 178 f. Tese (Livre-Docência em Climatologia Geográfica) – Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.

GOMES, W. P.; AMORIM, M. C. C. T. Técnicas de Sensoriamento Remoto aplicadas ao estudo do clima urbano em cidade litorânea: o caso de Ubatuba-SP. In: XII SIMPÓSIO BRASILEIRO DE CLIMATOLOGIA GEOGRÁFICA, 2016, Goiânia. Anais... Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2016, p. 1674-1686.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. IBGE Geociências. Disponível em: . Acesso em 28 nov. 2017.

MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo. Teoria e Clima Urbano. In: MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo; MENDONÇA, Francisco. Clima Urbano. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

NASCIMENTO, Diego Tarley Ferreira. Emprego de técnicas de sensoriamento remoto e de geoprocessamento na análise multitemporal do fenômeno de ilhas de calor no município de Goiânia-GO (1986/2010). 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás, Goiânia.

SORRE, Max. Object and method of climatology. In: Revista do Departamento de Geografia, n. 18, p. 89-94, 2006.

UNITED STATES GEOLOGICAL SURVEY. EarthExplorer. Disponível em: . Acesso em 22 nov. 2017.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-530

Refbacks

  • There are currently no refbacks.