Unidade de medidas de comprimento: relatos de experiência do uso de uma sequência didática alternativa ao processo de ensino e aprendizagem / Unit of length measurements: experience reports of the use of a didactic sequence alternative to the teaching and learning process

Audálio Lúcio Wanderlei Neto, Fernando Jorge Siqueira Cavalcante, João Ferreira da Silva Neto, Katiane Cavalcante de Miranda, Lauro Lopes Pereira Neto

Abstract


Neste texto, relatamos uma sequência didática sobre medidas de comprimento, fruto de atividades realizadas no projeto interdisciplinar vinculado ao Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID desenvolvido pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL/Campus Palmeira dos Índios. O estudo das medidas de comprimento configura-se como de fundamental importância para a educação matemática, haja vista sua utilidade em todo o contexto histórico da humanidade. Em decorrência disso, relatamos nesse trabalho o uso de uma sequência didática como ferramenta metodológica alternativa para o ensino de medidas. Os resultados apontam que a aplicação da sequência didática proporcionou uma aprendizagem satisfatória, as principais dificuldades relatadas pelos alunos residam no domínio dos conhecimentos operacionais de Matemática escolar, chegando a dificultar uma melhor assimilação do conteúdo de transformações de medidas. Destacam-se ainda as contribuições deste trabalho na nossa formação enquanto licenciandos, bem como para a formação continuada da professora supervisora.


Keywords


Medidas, Comprimento, Sequência Didática.

References


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

DIAS, J. L. de M., Medida, normalização e qualidade – Aspectos da história da Metrologia no Brasil. Rio de Janeiro, RJ: Instituto Nacional de Metrologia e Qualidade Industrial (INMETRO), 1998.

ESTEVES, A. K.; SOUSA, N. M. M. Números Decimais na Sala de Aula: os conhecimentos de um grupo de professores e a relação com sua prática pedagógica. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 6, n. 1, maio de 2012.

MACHADO, N. J. Medindo comprimentos. (Coleção Vivendo Matemática). 2 ed. São Paulo: Scipione, 2000. 16p.

NASCIMENTO, L. C. S.; SILVA, A. J.; SILVA, S. A. F. Dificuldades com operações básicas com números naturais no Ensino Fundamental. Anais do IV Escola de Inverno de Educação Matemática e 2º Encontro Nacional do PIBID Matemática. Santa Maria - RS, 2014.

PRÄSS, A. R. Pesos e Medidas – Histórico. Disponível em: http://www.fisica.net/unidades/pesos-e-medidas-historico.pdf. Acesso em: 05 nov.2015.

RODRIGUES, M. S. O ensino de medidas e grandezas através de uma abordagem investigatória. 2007. 149 f. Dissertação (Mestrado em ensino de ciências naturais e matemática). Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Programa de Pós-Graduação em ensino de Ciências Naturais e Matemática. Natal- RN. 2007

SILVA NETO, J. F.; SILVA, S. S. & PEREIRA NETO, L. L. Formação de Professores de Matemática em Igaci – AL: um olhar sobre as dificuldades da prática docente e as expectativas dos professores quanto à melhoria do processo de ensino aprendizagem. In: Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba, 2013.

SILVA, I. História dos Pesos e Medidas, São Carlos; EdUFSCAR, 2004. 190 p.

TOLEDO, M. & TOLEDO, M. Didática de Matemática: como dois e dois: a construção da matemática. São Paulo – FTD, 1997.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-512

Refbacks

  • There are currently no refbacks.