Uma análise sobre a violência doméstica: crimes contra a mulher na região sudoeste do Paraná / An analysis on domestic violence: crimes against women in the southwest region of Paraná

Adriana do Val Alves Taveira, Guilherme Baggio Costa, Michaelli Maria Pires, Thaluan Rafael Debarba Baumbach

Abstract


O presente texto almeja apresentar uma análise dos dados da violência doméstica na região Sudoeste do Paraná, com ênfase nos dados da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (CAPE). Para tal, partiremos de pesquisa bibliográfica e documental, através dos índices do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do trabalho desenvolvido pelo Núcleo Maria da Penha – NUMAPE/FB, da Unioeste de Francisco Beltrão. Como resultados, constatamos o aumento dos índices de registros dos Boletins de Ocorrências, no período de 2013 até 2017, com destaque para Francisco Beltrão, Pato Branco, Palmas e Dois Vizinhos, como as cidades com maior índice de violência. Concluiu-se que as ações desenvolvidas pelo NUMAPE/FB na região sudoeste do Paraná têm apresentado resultados significativos no tocante à prevenção da violência doméstica.

 


Keywords


Violência doméstica; NUMAPE/FB; Sudoeste do Paraná.

References


AMARAL, A. C. A Lei Maria da Penha e os limites da interpretação do Supremo Tribunal Federal. Série Defensoria Pública: direito penal e processual penal, p. 183-190. Coord. Associação dos Defensores Públicos do Distrito Federal. Brasília: Vestcon, 2012.

CARNEIRO, A. A.; FRAGA, C. K. A Lei Maria da Penha e a proteção legal à mulher vítima em São Borja no Rio Grande do Sul: da violência denunciada à violência silenciada. Net, São Paulo, jun. 2012.

CRISTÓVON, P. A. Z. PASUCH, M. MARQUES, S. M. S. TAVEIRA, A. V. A. Escola e gênero: problematizações e discussões acerca da violência doméstica contra as mulheres nas escolas de Francisco Beltrão - PR. Anais. II Seminário Internacional de Educação e XXII Semana acadêmica de Pedagogia: a educação básica na atualidade: desafios e perspectivas no contexto da base nacional comum curricular - BNCC. 2018.

COSTA, A. P. S. OLIVEIRA, D. A. RODRIGUES, M. P. FERREIRA, M. A. F. Violência doméstica e abuso de álcool e drogas na adolescência. Revista Ciência Plural. 2015; 1(2): 48-56.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária: Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico. RELATÓRIO ESTATÍSTICO VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: CRIMES CONTRA A MULHER FRANCISCO BELTRÃO E REGIÃO SUDOESTE – CAPE/SES. Foz do Iguaçu, PR, 2017.

. Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária: Setor de Planejamento da Polícia Militar – Microrregião de Francisco Beltrão. RELATÓRIO DAS OCORRÊNCIAS REGISTRADAS – MARIA DA PENHA. Francisco Beltrão, PR, 2019.

IBGE. Censo demográfico 2010. Disponível em: . Acesso em: 22 de jul. 2019.

INSTITUTO PATRICIA GALVÃO. Dados nacionais sobre violência contra as mulheres. Disponível em: Acesso em: 07 de Set de 2019.

MISTRETTA, D. Lei Maria da Penha: por que ela ainda não é suficiente?.Revista LEVS, v. 8, n. 8, 2011.

UNIOESTE. EDITAL N° 01/2019 – Nucleo Maria da Penha. Disponível em: . Acesso em 07 Set. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-453

Refbacks

  • There are currently no refbacks.