Duas abordagens para o ensino de segurança de processos nos cursos de graduação e pós-graduação em engenharia química no Brasil / Two approaches to teaching process safety in undergraduate and postgraduate courses in chemical engineering in Brazil

Authors

  • Carlos André Vaz Junior
  • Américo Diniz Carvalho Neto

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-133

Keywords:

ensino de segurança de processos, ensino de engenharia química, cultura de segurança, sistema de gestão em segurança de processos.

Abstract

A indústria química é parte fundamental do desenvolvimento econômico e social brasileiro, porém, sua imagem muitas vezes está relacionada com acidentes e danos ambientais. Mudar esta visão passa por aumentar, cada vez mais, o nível de gerenciamento de segurança de processos nas plantas químicas nacionais, seja através de mudanças tecnológicas, reduzindo a severidade e probabilidade dos cenários, seja através de mudanças técnicas ou do investimento em formação e capacitação. Criar uma cultura de segurança é uma etapa fundamental para obter um processo mais seguro. Acreditando que a cultura de segurança deva ser parte integrante da formação acadêmica do profissional da engenharia química, este trabalho tem como objetivo apresentar duas abordagens, já em andamento, para o ensino de segurança de processos no Brasil. A primeira abordagem baseia-se na experiência observada em cursos de graduação de engenharia química, em particular na UFRJ e na USP. A segunda abordagem promove uma visão inovadora, onde a segurança de processos é ensinada a partir dos elementos de gestão de segurança propostos pela AIChE. Esta abordagem está sendo usada, de forma inédita, pela RSE Consultoria em seus cursosde pós-graduação e especialização em segurança de processo. Ao discutir ambas as abordagens espera-se promover o debate pela implementação de segurança de processos em outras IES brasileiras

References

CENTER FOR CHEMICAL PROCESS SAFETY - CCPS, Diretrizes para Segurança de Processos Baseada em Risco, Editora Interciência, 2014.

ESCOLA DE QUÍMICA / UFRJ, Ementa disciplina Segurança de Processos e Prevenção de Perdas. Disponível em: http://eq.ufrj.br , 2018.

ESCOLA POLITÉCNICA / USP,Ementa disciplina Segurança de Processos da Indústria Química. Disponível em: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/obterDisciplina?sgldis=PQI3412&codcur=3092&codhab=3000 , 2018.

LOUVAR, J. F.; HENDERSHOT, D. C. SACHE: 17 yearsofpromotingteachingofsafetytochemicalengineeringstudents. Chemical Health &Safety, v. 10, n. 5, p. 8-10, September/October 2003.

PERRIN, L.; LOURENT, A. Currentsituationand future implementationofsafetycurricula for chemicalengineeringeducation in France. Education for ChemicalEngineers, n. 3, p. e84-e91, 2008.

RSE CONSULTORIA,Pós-graduação em Gerenciamento de Segurança de Processo. Disponível em: https://www.rsem.com.br/posgraduacao/ , 2018.

Published

2019-05-03

How to Cite

Junior, C. A. V., & Neto, A. D. C. (2019). Duas abordagens para o ensino de segurança de processos nos cursos de graduação e pós-graduação em engenharia química no Brasil / Two approaches to teaching process safety in undergraduate and postgraduate courses in chemical engineering in Brazil. Brazilian Journal of Development, 5(6), 6263–6268. https://doi.org/10.34117/bjdv5n6-133

Issue

Section

Original Papers