Análise de desempenho financeiro e econômico de uma unidade de produção agropecuária familiar: produção de leite e soja/ Analysis of financial and economic performance of a family agricultural production unit: milk and soy production

Júlio Tagliari Balestrin, Dieferson Frandaloso, Oscar Bertoglio

Abstract


As Unidades de Produção Agropecuária (UPAs), em especial as familiares, enfrentam grandes dificuldades em relação a organização financeira, o que pode comprometer a viabilidade destes empreendimentos. Neste sentido, o presente estudo objetivou analisar o desempenho financeiro e econômico de uma propriedade rural que realiza as atividades de produção de leite e soja. O parâmetro de análise de desempenho financeiro utilizado foi o índice de lucratividade (%). Já para a análise de desempenho econômico levou-se em consideração o índice de rentabilidade (%). O índice de lucratividade total da propriedade encontrado foi de 16,08%, individualmente para a produção de leite foi de 8,03% e para a produção de soja foi de 31,74%. Já o índice de rentabilidade total da propriedade encontrado foi de 1,74%, individualmente para a produção de leite foi de 1,36% e para a produção de soja foi de 2,02%. A rentabilidade da UPA analisada é extremamente baixa quando comparada a outras possibilidades de investimento. O alto valor atribuído a terra é o principal fator envolvido na diminuição da rentabilidade devido ao seu grande impacto no valor do capital utilizado.


Keywords


Unidade de Produção Agropecuária, Economia Rural, Leite, Soja.

References


BORTOLUZZI, S. C.; ENSSLIN, S. R.; LYRIO, M. V. L.; ENSSLIN, L. Avaliação de desempenho econômico-financeiro: uma proposta de integração de indicadores contábeis tradicionais por meio da metodologia multicritério de apoio à decisão construtivista (MCDA-C). Revista Alcance, 18: 200-218, 2011.

Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB. Custos de produção agrícola: a metodologia da Conab. Brasília: Conab, 2010. 60 p.

FRÜHAUF, A. R. Gestão financeira e produtiva do empreendimento rural: Uma análise da propriedade Frühauf. Lajeado, 2014.

GRÄF, L. V. Gestão da propriedade rural: um estudo sobre a autonomia do jovem na gestão da propriedade rural. Lajeado, 2016.

MARTIN, N. B.; SERRA, R.; OLIVEIRA, M. D. M.; ANGELO, J. A.; OKAWA, H. Sistema integrado de custos agropecuários - CUSTAGRI. Informações Econômicas, 28:7-28, 1998.

MACARTHUR, J. B. Performance measures that count: monitoring variables of strategic importance. Journal of Cost Management, 10: 39-45, 1996.

MIGUEL, L. de A. Abordagem sistêmica da Unidade de Produção Agrícola. In: WAGNER, S. A. et al. (Org.). Gestão e planejamento de unidades de produção agrícola (Unidade 15). Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2010. p.11-18.

PADOVEZE, C. L. Contabilidade Gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

RESENDE, J. C. Determinantes de lucratividade em fazendas leiteiras de Minas Gerais. Dissertação (Doutorado em Zootecnia) – Universidade Federal de Lavras, Lavras-MG, p. 121, 2010.

RHODEN, J. A. Z. Custos e análise de resultados da produção de soja e da pecuária de corte em uma propriedade rural. Ijuí, 2016.

VASCONCELLOS, M. A. S.; GARCIA, M. E. Fundamentos de economia. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2004.

VIANA, G.; FERRAS, R. P. R. A cadeia produtiva do leite: um estudo sobre a organização da cadeia e sua importância para o desenvolvimento regional. Revista Capital Científico do setor de Ciências Sociais Aplicada, 5: 23-40, 2007.

ZILBER, M.A.; FISCHMANN, A.A. Competitividade e a importância de indicadores de desempenho: utilização de um modelo de tendência. In: ENANPAD, 26., 2002, Salvador. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2002.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-426

Refbacks

  • There are currently no refbacks.