Educação a distância e Redes Sociais Web: O Marketing Digital para Mulheres Empreendedoras da Economia solidária do Piauí / Distance Education and Web Social Networks: Digital Marketing for Women Entrepreneurs of the Solidarity Economy of Piauí

Markenio Brandão, José de Lima Albuquerque, Márcio Aurélio Carvalho de Morais, Rodolfo Araújo de Moraes Filho, Joaradelany Campelo e Silva, Rafaela Rodrigues Lins, Elidiane Suane Dias de Melo Amaro, Carlos Willian Ferreira de Araujo

Abstract


Os empreendimentos econômicos solidários (EES) caracterizam-se por uma comercialização em contato direto com o consumidor, em vários espaços, inclusive feiras de economia solidária. Esses EES, em sua grande maioria, não utilizam o comércio eletrônico na distribuição dos seus produtos e, por conseguinte, não utilizam a internet como marketing para a comercialização e divulgação. Esta pesquisa tem o objetivo de investigar, a partir de um cuso de capacitação na modalidade EaD do Instituto Federal do Piauí, a percepção de mulheres de EES do Estado do Piauí em relação ao uso das redes sociais como ferramentas potencializadoras para a divulgação e comercialização de seus produtos. Optou-se por uma abordagem de cunho qualitativa pois é apropriada para o entendimento de um fenômeno de natureza social e de caráter interpretativo. Utilizou-se com técnicas de coleta de dados: pesquisa documental, questionário, observação direta e entrevista. Os dados apontam que, essas mulheres devam utilizar asredes sociais em prol dos seus empreendimentos pois possibilitamdivulgação dos produtos; um relacionamento mais próximo com os consumidores dos produtos e/ou serviços dos seus empreedimentos; bem como a redução de custos com marketing. Conclui-se que as redes sociais web, de fato, contribuem para a divulgação e comercialização dos produtos proporcinando não só a geração de renda, mas a emancipação, principalmente, dessas mulheres-empreendedoras na perspectiva do desenvolvimento socioeconômico local e regional.


Keywords


marketing digital, redes sociais web, economia solidária, mulheres, educação a distância.

References


ABRAMOVAY, Miriam; SILVA, Rocicleide da. “As relações de gênero na Confederação Nacional de Trabalhadores Rurais (CONTAG)”. In: ROCHA, Maria Isabel Baltar da (Org.). Trabalho e gênero: mudanças, permanências e desafios. São Paulo: Editora 34, 2000. p. 347-375.

BRUNO, Adriana Rocha. Mediação partilhada e interação digital: tecendo a transformação do educador em ambientes de aprendizagem online, pela linguagem emocional. In: MORAES, Maria Cândida et. al. (Org.). Pesquisando fundamentos para novas práticas na educação online. São Paulo: RG, 2008.

CHERFEM, Carolina Orquiza. Mulheres marceneiras e autogestão na economia solidária : aspectos transformadores e obstáculos a serem transpostos na incubação em assentamento rural / Carolina Orquiza Cherfem. -- São Carlos : UFSCar, 2009. 235 f.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 2006.

GADOTTI, Moacir. Paulo Freire e a educação popular. Produção de terceiros sobre Paulo Freire; Série Artigos, 2007.

GEM – GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil: 2009.

Curitiba: IBQP, 2010. Disponível em:. Acesso em 19 jul. 2016.

GUÉRIN, Isabelle. As mulheres e a Economia Solidária. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

KEEGAN, W.J. Marketing Global. 7ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2005. p. 37. KOTLER, P.: ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. São Paulo: Pearson

Prentice Hall, 2007.

LAMBIN, J. J. Market: Driven Management. London: Macmillan, 2000.

OLIVEIRA, Jaqueline Pereira. Mulheres na economia solidária: possibilidade de reconhecimento e emancipação social. Sociedade e Cultura, v. 11, n. 2, 2008.

RICHERS, R. O que é marketing. 12. ed. São Paulo: Brasiliense, 1991. TEIXEIRA, R. M.; SCHETTINO, G. C.; RODRIGUES, A. P.; MENDES, J. E. (2010). Empreendedorismo social e economia solidária: o caso da cooperativa de agentes autônomos de reciclagem de Aracaju (CARE). Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 4, n. 2, p. 36-47

TORRES, Cláudio. A Bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec Editora, 2009.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-413

Refbacks

  • There are currently no refbacks.