Educação inclusiva: os desafios da formação e as dificuldades na atuação docente / Inclusive education: the challenges of training and the difficulties in teaching

Francisca Cícera de Lima, Rita Carolina Gondim da Fonseca Jerônimo, Luciana de Freitas Patriota Gouveia

Abstract


O número de matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais tem aumentado a cada ano nas escolas públicas do município de Jaguaribe-CE, o que tem alterado a dinâmica escolar e a rotina do educador em sala de aula, muitas vezes sem a formação adequada para tal atuação. Este artigo propõe uma análise sobre a formação docente e a educação especial, tendo como finalidade discutir as dificuldades enfrentadas por esses professores que lecionam nas escolas de ensino básico de Jaguaribe. A pesquisa de cunho qualitativo-quantitativa foi realizada a partir da análise de legislações vigentes e da coleta de dados por meio de questionário semiestruturado digital, disponibilizado aos docentes via email eletrônico. A partir dos dados coletados, constatou-se um grande número de alunos matriculados que possuem laudo psicológico e/ou médico referente a algum tipo de necessidade especial. O questionário também traz relatos dos professores que afirmam estar despreparados ou se sentem incapacitados de atuar com esses alunos durante a rotina escolar de aprendizagem. As maiores dificuldades apontadas foram: o grande número de alunos por sala, a falta de materiais adequados e a ausência, muitas vezes, de um profissional AEE para auxiliar os professores adequadamente, principalmente àqueles que não passaram por quaisquer formações na área da educação especial. Tais fatos nos apontam a importância de possibilitar uma formação inicial adequada a esses profissionais, com um currículo que contemple a educação inclusiva, assim como a oferta frequente de capacitação continuada como uma política pública educacional do município.


Keywords


Educação especial, Inclusão, Formação de professores.

References


ALMEIDA, D. L.; ORLANDO, R. M. Inclusão e matrícula de alunos com deficiência nas escolas estaduais: análise em um município paulista. Revista Comunicações, Piracicaba, v. 22, n. 3, p. 239-254, 2015.

BARROS, M. C. M. S.; BRITO, M. I. M. S.; GUEDES, J. T. Educação Inclusiva: Possibilidades e Desafios. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 10 E FÓRUM PERMANENTE DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 11. 2017, Aracaju. Anais... Aracaju: ENFOPE, 2017. p. 1-13.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. CNE/CEB Nº 2, DE 11 DE SETEMBRO DE 2001.

BRASIL. Ministério da educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394, 20 de Dezembro de 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica. MEC; SEESP, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC, 2013.

CABRAL, J.F.R. et al. Formação inicial de professores de educação física com foco na inclusão: uma revisão de literatura. Multidiciplinar, v. 1, p. 9-16, 2016.

CARNEIRO, R. U. C. Educação Especial e Inclusão Escolar: Desafios da Escola Contemporânia. UNESP, Araraquara: ANAIS UFES, 2016.

GOMES, A. L. L. a Formação inicial de professores no contexto da sala de aula inclusiva: Desafios e possibilidades de incluir alunos que apresentam deficiência. Revista Educação Inclusiva - REIN, Campo Grande, PB, v.01, n. 1, p. 29-36, 2017.

SILVA, F. M. F. Educação Inclusiva na Formação Inicial do Pedagogo: O que dizem os Discentes e os Trabalhos de Conclusão de Curso em uma IES Pública Federal. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura)-Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2018.

PLETSCH, M. D. A Formação de Professores para a Educação inclusiva: Legislação, Diretrizes Políticas e Resultados de Pesquisa. Educar, Curitiba, n. 33, p. 143-156, 2009.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-402

Refbacks

  • There are currently no refbacks.