Gestão de sistemas construtivos e de manutenção com ambientes cms em pequenas e médias empresas construtoras / Management of constructive and maintenance systems with cms environments in small and medium construction companies

Adriano Castro Moreira, Maria Aparecida S Hippert

Abstract


Nos últimos anos normas técnicas ligadas ao setor da construção civil predial, foram criadas e atualizadas referenciando e orientando os processos, sistemas construtivos e de manutenção necessários para o objetivo fim de se construir obedecendo às normativas mínimas e assim disciplinando o mercado construtor. Este artigo apresenta como resultado, um modelo lógico para criação de ambiente de software aplicativo para gerenciar conteúdo voltado ao armazenamento, consulta e gestão das informações ligadas aos processos construtivos e de manutenção de edificações. Para esta tarefa fez-se uso, conceitualmente, das tecnologias de WEB orientação utilizando sistemas de gestão de conteúdo (CMS), das etiquetas de identificação por rádio freqüência (RFID) e dos códigos de resposta rápida (códigos QR). O resultado desta combinação é um modelo lógico básico que disponibiliza acesso fácil, rápido, descentralizado e hierarquizado das informações estratégicas através das tecnologias de conexão móveis como notebooks, smartphones e tablets, dando suporte aos trabalhadores e profissionais construtores e de manutenção da edificação. Vê-se como contribuição deste trabalho a continuidade da pesquisa na área de “marcação” por etiquetas “inteligentes”, web orientação e gestão da informação como forma de auxiliar o processo construtivo, manutenção e de outros setores das empresas construtoras.


Keywords


Gestão do conhecimento, Etiquetas inteligentes, WEB orientação, QR code, RFID.

References


CHAGAS, F.; CARVALHO, C. L. de; SILVA, J. C. da. Um estudo sobre os sistemas de gerenciamento de conteúdo de código aberto. Relatório Técnico – Instituto de Informática Universidade Federal de Goiás. 2008. Disponível em: http://www.inf.ufg.br/sites/default/files/uploads/relatorios-tecnicos/RT-INF_00208.pdf. Acesso em 16/04/2016.

IBEDEC. CARTILHA DO CONSUMIDOR: Como Escolher, Comprar e Defender-se dos Abusos na Aquisição de Imóveis! Edição Especial Construtoras – Instituto Brasileiro de Estudos e Defesa das Relações de Consumo. Brasília, 2007.

IWASAKI, Eliane Yumi. MOVIMENTO OPEN SOURCE: A importância da comunicação e da relação entre empresas e comunidades para o mercado. Monografia (Especialização em Marketing) – Faculdade Cásper Líbero. São Paulo, 2008.

LAUDON, Kenneth C. LAUDON, Jane Price. Sistemas de nformação Gerenciais. 9 ed. São Paulo, Pearson Education do Brasil, 2011.

MESQUITA, Pauleniza de Castro. Competências gerenciais em ambientes virtuais: estudo de caso de uma Instituição de Ensino Superior – IES. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Potiguar. Natal, 2010. 140f.

PADILHA, Thais Cássia Cabral; MARINS, Fernando Augusto Silva. SISTEMAS ERP: CARACTERÍSTICAS, CUSTOS E TENDÊNCIAS. XXII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Curitiba – PR, 2002. Disponível em: “www.abepro.org.br/biblioteca/ ENEGEP2002_TR90_0062.pdf”. Acesso em 16/04/2016.

PEREIRA, Danilo Moura; SILVA, Gislane Santos. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como aliadas para o desenvolvimento. Cadernos de Ciências Sociais Aplicadas – Universidade Estadual do Sudeste da Bahia. Vitória da Conquista–BA, 2010. Disponível em: “http://periodicos.uesb.br/index.php/cadernos deciencias/article/viewFile/884/891”. Acesso em 16/04/2016.

REZENDE, Denis Alcides. ABREU, Aline França. Tecnologia da Informação aplicada a sistemas de informação empresariais. 4º ed. São Paulo: Atlas, 2006.

ROCHA, Rodrigo Ulisses Garbin da. Fluxo da Informação no Sistema de Rastreabilidade em uma Empresa do Segmento Eletrônico. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Paraná. Paraná, 2012. 144f.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-395

Refbacks

  • There are currently no refbacks.