Desenvolvimento de procedimento prático para ensaio não destrutivo por ultrassom na raiz da solda / Development of practical procedure for non-destructive testing by ultrasound in root of weld

Ismael Florentino da Silva, Silvio Leonardo Valença, Gabriela Oliveira Valença

Abstract


O ensaio não destrutivo por ultrassom tem sua notoriedade para a Engenharia, tendo em vista que, é uma das mais importantes ferramentas no que diz respeito em garantir o controle de qualidade dos materiais. Durante a inspeção das soldas por ultrassom em chapas de aço carbono, que são utilizadas na construção e manutenção de estruturas metálicas ou equipamentos através do eletrodo revestido, existem alguns fatores que dificultam a análise e interpretação dos sinais obtidos das raízes das juntas de topo com chanfro em “V”. Fatores estes, que são ocasionados por diversos elementos inerentes ao processo de soldagem. Diante destes fatores, esse estudo propôs a elaboração de um procedimento prático para o ensaio não destrutivo por ultrassom manual, com a técnica pulso-eco, para inspeção e avaliação da raiz da solda de juntas de topo de chapas em aço carbono com chanfro em “V”, tendo como processo de soldagem o eletrodo revestido. O desenvolvimento do trabalho compreendeu a preparação e elaboração do procedimento prático, seguido da preparação e soldagem das peças de teste e por último, a inspeção. A eficiência entre a relação procedimento x inspeção foi plenamente satisfatória, uma vez que, foram verificadas todas as informações citadas no procedimento junto a inspeção com a praticidade desejada, atingindo a finalidade de detectar todas as descontinuidades que se encontravam nas peças de testes de forma segura e eficaz. Por fim, concluiu-se que o procedimento proposto atendeu integralmente todas as expectativas nas análise e resultados dos problemas existentes na solda das peças de teste.

Keywords


Eletrodo Revestido, Ensaio Não Destrutivo, Procedimento Prático, Soldagem, Ultrassom.

References


AMERICAN SOCIETY OF MECHANICAL ENGINEERS – ASME. Nondestructive Examination. New York, NY: 2019.

AMERICAN WELDING SOCIETY – AWS. AWS D1.1/D1.1M Structural Welding Code – Steel. Miami: 2015.

ANDREUCCI, A. Ensaio por Ultrassom. Edição Jun./2018. São Paulo:2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS E INSPEÇÃO - ABENDI. Processos de Fabricação – 1a edição. São Paulo: Cromosete Gráfica e Editora LTDA, 2012.

ANA LOPEZ, RICARDO BACELAR, INÊS PIRES, TELMO G. SANTOS, JOSÉ PEDRO SOUSA, LUÍSA QUINTINO. Non-destructive testing application of radiography and ultrasound for wireand arc additive manufacturing. Additive Manufacturing 21 (2018) 298-306.

CASARIN, H.C.S. Pesquisa cientifica da teoria à prática. 1a.ed. Curitiba: Intersaberes, 2012.

FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE TECNOLOGIA DA SOLDAGEM - FBTS. Curso de inspetor em soldagem – CIS – volume 1. Rio de Janeiro: Publit-Soluções Editoriais, 2016.

PETRÓLEO BRASILEIRO S.A – PETROBRAS. N1594 Ensaio Não Destrutivo – Ultrassom em Solda. Rio de Janeiro: 2009.

RELLY VICTORIA VIRGIL PETRESCU, RAFFAELLA AVERSA, BILAL AKASH, RONALD BUCINELL, JUAN CORCHADO, SAMUEL P. KOZAITIS, TAHER M. ABU-LEBDEH, ANTONIO APICELLA e FLORIAN ION TIBERIU PETRESCU. Testing by Non-Destructive Control. American Journal of Engineering and Applied Sciences 05-06-2017.

SANTIN, J.L. Ultrassom Técnica e Aplicação. 2a Edição. Curitiba-PR: Artes Gráfica e Editora Unificado, 2003.

M.CHARKHI, D. AKBARI. Experimental and numerical investigation of the effects of the pre-heating in the modification of residual stresses in the repair welding process. International Journal of Pressure Vessels and Piping Volume 171, March 2019, Pages 79-91.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-377

Refbacks

  • There are currently no refbacks.