A criação de uma horta escolar como ferramenta ao ensino de Educação Ambiental/The creation of a school garden as a tool for teaching Environmental Education

Ananias Lima dos Santos, Ruandra Kaienne da Silva Laranjeira, Rodrigo Araújo Pereira, Maria Raquel de Carvalho Cota, Lionete Viana da Silva, Everton Ramos de Souza

Abstract


Nos dias de hoje, a ocupação e a exploração da terra dão mostras de esgotamento, sendo necessário, e de extrema urgência, rever a conduta de cada cidadão inserido no ambiente, e as condições destes para a sua sobrevivência, visando, desse modo, garantir um ambiente sadio e equilibrado no presente e às futuras gerações. Os processos educativos utilizados para a Educação Ambiental (EA) tornam o meio físico um recurso didático e um ponto de partida para desenvolver projetos de aprendizagens integradoras, proporcionando informações sobre o meio ambiente, e as relações nele existentes, que são importantes nas proposições de ações que visem a formação de comportamentos e atitudes. Para isso, conciliar teoria e prática no processo educativo voltado à EA em sala de aula é uma proposta necessária que permite conhecer como este tema está sendo tratado no universo escolar, considerando-se a sua relevância para a vida das pessoas e a necessidade de atitudes sustentáveis para a vida no planeta. Nesse sentido, o presente estudo teve como objetivo mostrar que há espaços não formais da escola que podem ser usados como método alternativo de ensino-aprendizagem em diferentes áreas, como Ciências incluindo também o tema de EA. O projeto foi desenvolvido na Escola Estadual Thomé de Medeiros Raposo, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, por meio de uma abordagem socioeducativa, onde se observou resultados expressivos a partir do desenvolvimento das atividades propostas e dos dados comparativos dos questionários aplicados no início e no final do projeto. Pode-se constatar que os alunos puderam vivenciar na prática como ser um cidadão consciente, através da aquisição de ensinamentos ecológicos que propiciaram a adoção de novas posturas por meio da prática da criação de uma horta escolar usando materiais reciclados.


Keywords


Meio Ambiente, Multidisciplinaridade, Metodologias Alternativas.

References


BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

_______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BARBOSA, M. C. S.; HORN, M. G. S. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

CAPRA, F. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1994.

_____. As conexões ocultas. São Paulo, SP: Cultrix, 2002. _____. et al. Alfabetização ecológica: a educação das crianças para um mundo sustentável. São Paulo: Editora Pensamento/Cultrix, 2005.

CRIBB, Sandra L. de S. P. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, v.3, n. 1, p. 42-60, abril, 2010.

COLOMBO, Silmara Regina. A Educação Ambiental como instrumento na formação da cidadania. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências Vol. 14, n. 2, 2014.

FRACALANZA, H. As pesquisas sobre Educação Ambiental no Brasil e as escolas: alguns comentários preliminares. In: TAGLEIBER, J. E.; GUERRA, A. F. S. (Org.). Pesquisa em educação ambiental. I Colóquio de pesquisadores em Educação Ambiental. Pelotas: Ed. Universitária, UFPel, 2004. p. 55-77.

LAKATOS, Eva; Maria Marconi, Marina de A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2009.

LUIZ, Leliana Aparecida Casagrande. Educação ambiental e desenvolvimento sustentável: gestão ambiental. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

ROSA, Antônio Carlos Machado da. As grandes linhas e orientações metodológicas da educação ambiental. BRASIL Ministério do Meio Ambiente. Educação Ambiental: curso básico à distância: documentos e legislação da educação ambiental. 2. ed. Brasília: 2001. p. 15-32.

ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Geomorfologia: ambiente e planejamento. 8. ed. São Paulo: Contexto, 2005. (Repensando a geografia).

RUSCHEINSKY, Aloísio. Educação ambiental: abordagens múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 2002.

SILVA, Renata. Metodologia do Trabalho Científico. Indaial: Uniasselvi, 2009.

SILVEIRA-FILHO, José; VERDELHO, Márcio Manoel Di A. R; SILVA, Maria Stela Bezerra da. Produtor de Hortaliças. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.

TAVARES, A. M. N. et al. Educação Ambiental e horta escolar: Novas perspectivas de melhorias no ensino de ciências e biologia. In: Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 3º ed., 2012, Niterói. Anais... Niterói: UFF, 2012. p. 1-11.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-349

Refbacks

  • There are currently no refbacks.