Elaboração de E-Verbetes Português/Inglês para dicionários pedagógicos / Elaboration of Portuguese/English E-Verbals for pedagogical dictionaries

MARQUES G. S. O., POLIZER A. S. S., ZACARIAS R. A. S.

Abstract


O uso das tecnologias digitais para elaboração de recursos pedagógicos na atualidade tem sido altamente recomendado pelos documentos oficiais, a saber a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, no estado de São Paulo, o Currículo Paulista apresentam entre as competências para os alunos da Educação Básica a valorização e a utilização dos conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo, incluindo o ambiente digital. Além disso, criar soluções tecnológicas com base nos conhecimentos das diferentes áreas, no caso da língua Inglesa “Utilizar novas tecnologias, com novas linguagens e modos de interação” é uma recomendação dentre as competências listadas na BNCC (competência 5). Para atender a essa demanda, recorremos a um estudo interdisciplinar unindo a e-Lexicografia à Pedagogia. O objetivo deste trabalho é apresentar a elaboração de e-verbetes português/inglês para compor o e-dicionário dos 100 verbos mais frequentemente utilizados por estudantes brasileiros da Educação Básica. A metodologia utilizada é de base quantitativa e qualitativa, bem como exploratória descritiva, uma vez utiliza como método investigativo a Linguística de Corpus para proceder, em seguida, a uma análise linguístico-semântica conceitual, por meio de dicionários e e-dicionários. A análise leva à identificação de equivalentes e à redação descritiva dos e-verbetes. Os resultados, e-verbetes, estão sendo organizados em meio digital para futura divulgação.


Keywords


e-verbetes, e-dicionário, e-lexicografia, estudantes brasileiros, educação básica.

References


ALAVA, ,Séraphin. Ciberespaço e formações abertas: rumo a novas práticas educacionais? Trad. fátima Murad - Porto Alegre: Armed, 2002.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

_____, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: 2017.

REY-DEVONE, Josette; MORAIS, Clóvis Barleta. Léxico e dicionário. São Paulo: Alfa, p.45-69, 1984.

NADIN, Odair Luiz; VARGAS, Mariana Daré. Dicionário on-line de espanhol como língua estrangeira: panorama lexicográfico do ambiente virtual. Trama, Cascavel, v. 12, n. 24, p. 190-208, 2016.

SÃO PAULO (ESTADO). Secretaria da educação. Currículo Paulista / Secretaria da Educação;. – São Paulo: SEE, 2019

WELKER, Herbert Andreas. Panorama geral da lexicografia pedagógica. Brasília: Thesaurus, 2008.

ZACARIAS, Regiane A. S. Dicionário bilíngue pedagógico português-inglês: um novo parâmetro para a elaboração de informações gramaticais. 2011. 239 f. Dissertação (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-325

Refbacks

  • There are currently no refbacks.