Uso de metodologias alternativas para o Ensino de Química em uma Escola de Ensino Médio em Salvaterra/PA / Use of alternative methodologies for the Teaching of Chemistry in a High School in Salvaterra/PA

Ana Deuza da Silva Soares, Ronilson Freitas de Souza, Carlos Arthur Araújo Assunção, Raimme Paola do Nascimento Pinto, Daniela Duarte de Sousa, Jamilla de Nazaré de Oliveira Almeida, Cliciane Magalhaes da Silva

Abstract


Este estudo tanta relatar à importância do uso de metodologias alternativas e inovadoras para o processo de ensino e aprendizagem para o ensino de Química. Visou ainda analisar o uso dessas metodologias em sala de aula, pois teve como teve como objeto de pesquisa alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Ademar Nunes Vasconcelos que fica localizada no meio urbano da Cidade de Salvaterra no Estado do Pará. Sendo assim, foram realizadas, em um primeiro momento os questionários com os alunos antes de serem aplicadas algumas ideias e jogos didáticos que foi realizado em três momentos diferentes para cada turma para o aprimoramento do ensino de química, objetivando aumentar o nível de aprendizado de forma lúdica e estimulante, a pesquisa foi realizada com alunos em turmas de 1º ao 3º ano do ensino Médio.  Os resultados das pesquisa apontaram por meio da coleta e interpretação dos dados gerados, que a utilização de metodologias alternativas na sala de aula no ensino de Química, tiveram para quase 90% dos alunos um aprendizado significativo nas propostas apresentadas para os conteúdos selecionados no ensino de química.


Keywords


Ensino de Química, Aprendizagem, Metodologias Alternativas.

References


ARROIO, A. et al. O Show da Química: Motivando o Interesse Científico. Química Nova, v. 29, n. 1, p. 173-178, 2006. Disponível em: . Acesso em: 20/08/2019.

ASTOLFI, J. P.; DEVELAY, M. A didática da ciência. Campinas: Papirus, 1995.

CHASSOT, Á. I. A educação no ensino da química. Ijuí: Ed. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 1990.

COSTA, A. Metodologia da pesquisa Científica. Mafra-SC-Edição 2006

FRIEDMANN, A. Brincar, crescer e aprender: o resgate do jogo infantil. São Paulo: Moderna, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação/ SEED. PDE: Programa de Desenvolvimento Educacional. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=20. Acesso em: 24/09/2019.

PRODANOV, C. C; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Freevale, 2013.

TREVISAN, T. S.; MARTINS, P. L. O. A prática pedagógica do professor de química: possibilidades e limites. UNIrevista. Vol. 1, n° 2 : abril, 2006.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-323

Refbacks

  • There are currently no refbacks.