A formação de alunos/as produtores/as de textos no ciclo de alfabetização: um olhar para os saberes docentes envolvidos / The training of students / producers / texts in the literacy cycle: a look at the knowledge of teachers involved

Claudileude de Jesus Silva, Francisca das Chagas dos Passos Silva, Joelma Reis Correia, Vanja Maria Dominices Coutinho Fernandes

Abstract


A presente pesquisa tem como objetivo analisar se os saberes que professores/as alfabetizadores/as possuem acerca do processo de escrita têm possibilitado à formação de produtores/as de textos na escola. Para tanto, utilizou-se imagens de atividades realizadas em sala de aula com as crianças no Ciclo de Alfabetização, geradas por alunos/as do Curso de Pedagogia de uma Instituição Pública de Ensino Superior na cidade de São Luís, Estado do Maranhão, durante a realização de uma pesquisa em doze escolas públicas municipais desta cidade, cuja temática se voltava para a formação de produtores/as de textos. Utilizou-se como interlocutores/as na escrita deste artigo, autores/as como Tardif (2012); Smolka (1991, 2012); Gauthier (1998); Jolibert (1994); Jolibert, Jacob e colaboradores (2006); Curto, Morillo e Teixidó (2000); Bakhtin (1995, 2011), dentre outros/as. Os resultados indicam que os saberes que o/as professores/as possuem acerca do ato de ler e escrever não têm contribuído para a formação de produtores/as de textos, uma vez que o processo de alfabetização prima pela identificação da letra, das sílabas e do uso de textos que não apresentam uma função social.


Keywords


Saberes docentes, Produção de textos, Alfabetização.

References


BAKHTIN, Mikhail. (Volochinov). Marxismo e Filosofia da linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara F. Vieira. São Paulo: Hucitec, 1995.

________. Estética da criação verbal. Tradução Paulo Bezerra. 6.ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. MEC integra programas para intensificar a alfabetização. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=35051. Acesso em 27/04/2016.

CORAIS, Maria Cristina. A linguagem na vida, a vida na linguagem! Afinal, qual a relação entre educação infantil e alfabetização. In: GOULART, Cecília M.A.; SOUZA, Marta Lima (Orgs.). Como alfabetizar? Na roda com as professoras dos anos iniciais. Campinas: São Paulo: Papirus, 2015.

CURTO, Luís Maaruny; MORILLO, Maribel Ministral; TEIXIDÓ, Manuel Miralles. Escrever e ler: como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e ler. Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

GAUTHIER, Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente? C. Gauthier... [et al.]; Trad. Francisco Pereira. Ijuí : Ed. UNIJUI, 1998. 457 p. (Coleção fronteiras da educação).

IBGE. Censo 2016: Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2016-03/quase-40-dos-professores-no-brasil-nao-tem-formacao-adequada. Acesso em 27/04/2016.

________. População por município. Anuário 2015 Disponível em: http://g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2015/07/brasil-tem-13-milhoes-de-analfabetos.html. Acesso em: 25/04/16.

JOLIBERT, Josette. Formando crianças produtoras de textos. Volume II. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994

JOLIBERT, Josette; JACOB, Jeannette e Colaboradores. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidade. Tradução Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: A alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez/Editora da UNICAMP, 1991.

SMOLKA, A. L. B. A criança na fase inicial da escrita: A alfabetização como processo discursivo. São Paulo: Cortez/Editora da UNICAMP, 2012.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-315

Refbacks

  • There are currently no refbacks.