Gestão e Transparência na Administração Pública: um estudo da Escola Municipal Belarmino Pinto no Município de Itiúba – Bahia / Management and Transparency in Public Administration: a study by the Municipal School Belarmino Pinto in the Municipality of Itiúba – Bahia

José Fernando de Oliveira, Débora Araújo Leal

Abstract


O presente artigo tem como objetivo a análise da Gestão Participativa do Colégio Municipal Belarmino Pinto, situado na sede do Município de Itiúba. Cabe ressaltar que a gestão transparente, democrática e participativa associada ao aprimoramento da eficiência e da qualidade da educação tem sido uma poderosa força estimuladora no processo de mudanças na forma de gerir escolas no Brasil. Assim, realizou um estudo de caso, sendo que a pesquisa escolhida foi do tipo descritivo, com abordagem qualitativa. Os resultados apresentados revelaram que há transparência e participação nas ações e atividades dessa escola, os agentes escolares participam do planejamento das ações administrativas, da execução, aplicação e prestação de contas dos recursos financeiros da escola, bem como da elaboração do Projeto Político Pedagógico, nos planos de ação em relação aos objetivos, metas e estratégias, o que fortalece o processo de ensino-aprendizagem.

Keywords


Gestão, Transparência, Participação, Educação.

References


BARTNIK, Helena Leomir de Souza. Gestão educacional. Ed.1. Curitiba: Ibopex, 2011.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n. 9394/96. Brasília, DF: MEC, 1997.

BRASIL. Lei Complementar nº 131, de 27 de maio de 2009. Acrescenta dispositivos à Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Brasília, DF: 2000.

BRASIL. Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências. Brasília, DF: 2000.

COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: Introdução à ciências da sociedade. 3 edição revista e ampliada - São Paulo: Moderna, 2005.

CHIAVENATO, Idalberto. Teoria geral da administração. 6 edição. Editora CompuzLTda. Rio de Janeiro, 1998.

FARFUS, Daniele. Gestão escolar: teoria e prática na sociedade globalizada. 2. ED. CURITIBA. IBPEX, 2008.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da Escola: Teoria e Prática. Ed. 5 Goiânia: Alternativa, 2004.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-314

Refbacks

  • There are currently no refbacks.