As manifestações da música popular brasileira e suas relações com o jovem roraimense/ The manifestations of brazilian popular music and its relations with the young roraimense

Eunice Anália Soares Andrade Montanari, Edleila Bezerra Soares, Rosângela Duarte

Abstract


O tema proposto traz uma reflexão sobre como os gêneros musicais brasileiros são interpretados pelos jovens do ensino médio e como esses alunos vivenciam a música no seu cotidiano. Um relato de experiência na disciplina de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Música, durante oito semanas, propôs a temática em destaque. Como resultado observou-se que os jovens se identificam muito mais com o gênero do rock do que com outros gêneros e subgêneros, que foram apresentados nos encontros. Os conceitos sobre “ouvir” e “escutar” foram desenvolvidos de forma a levar os alunos a refletirem sobre o que cada palavra realmente significava. Após a conclusão de que a escuta é fundamental para a análise das músicas, aplicou-se na prática essa audição consciente. As obras e seus autores foram contextualizados para que os alunos compreendessem a relação da composição com o momento brasileiro vivido na época.


Keywords


Jovem, Educação para estágio supervisionado, Ensino Médio, Música Popular Brasileira.

References


BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Cai, cai balão… Entre a formação e as práticas musicais em sala de aula: discutindo algumas questões com professoras não especialistas em música. Música na educação básica. Porto Alegre, v. 1, n. 1, outubro de 2009. ISSN 2175 3172

CIAVATTA, Lucas. O Passo: música e educação. Rio de Janeiro: L. Ciavatta, 2009.

GASPAR, Raphael. Paisagem Sonora Parte I: definição e considerações iniciais. Disponível em: http://expurgacao.art.br/paisagem-sonora-parte-i-definicao-e-consideracoes-iniciais > Acesso em: 12 de junho de 2017.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 17 ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação da aprendizagem entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

SHAFFER, Murray. O ouvido pensante. Tradução de Marisa Trench O. Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. 2. Ed. São Paulo: Unesp, 2011.

SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. Trad. Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-311

Refbacks

  • There are currently no refbacks.