Atuação do enfermeiro na inclusão de ações de saúde mental na estratégia saúde da família (ESF) / Nurse's performance in the inclusion of mental health actions in the family health strategy (FHS)

Sdnei Gomes dos Santos

Abstract


Esta pesquisa explana a atuação do enfermeiro na inserção de ações que promovam saúde mental em nível de atenção primária (ESF). Relata o surgimento do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) e seus benefícios para a região nordeste até sua consolidação em ESF. Expõe a autonomia que o enfermeiro possui em diversos programas e sua importância para inclusão das ações. Cita a política de saúde mental brasileira como reforço para a aplicação de ações que promovam saúde mental em nível primário. Faz-se relevante pela descrição da atuação do enfermeiro no campo da inclusão das ações de saúde mental, tendo como sujeito o enfermeiro e objeto de estudo as ações de saúde mental na ESF, sendo que o processo de inclusão destas ações reflete diretamente na execução dos princípios da integralidade, equidade, igualdade, do Sistema Único de Saúde (SUS). Possui como objetivo geral descrever a atuação do enfermeiro na introdução de atividades de saúde mental na saúde da família. Foi realizado mediante pesquisa bibliográfica e possui caráter qualitativo. Percebe-se que a ESF possui um forte elo com o usuário e o enfermeiro neste serviço deve prevenir e promover saúde mental comunitária, podendo utilizar da visita domiciliar, co-responsabilização dos problemas identificados, o saber ouvir, realização de suporte emocional, ações educativas, etc. Com isso, o conceito de desinstitucionalização sairá da teoria e passará a ser exercido praticamente, visto que este exercício é trabalhoso e exige muito do profissional psicologicamente, principalmente no que diz respeito ao rompimento de estigmas e preconceitos.


Keywords


Enfermeiro, Saúde mental, Estratégia Saúde da Família.

References


AMARANTE, AL et al. As estratégias dos enfermeiros para o cuidado em saúde mental no Programa Saúde da Família. Florianópolis: Texto Contexto Enferm, 2011. Disponível em: Acesso em: 06 dez. 2011.

BRASIL. Lei 10.216 de 06 de Abril de 2001. Dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 09 Abril 2001. Seção 1. Disponível em: Acesso em: 06 dez. 2011.

DIMENSTEIN, M et al. Demanda em saúde mental em Unidades de Saúde da Família. Mental. Revista de saúde mental e subjetividade da UNIPAC, Barbacena, v. 3, p. 33-42, set/out. 2005.

GOUVEIA, A.O. et al. Detecção Precoce dos Sintomas Depressivos pela Equipe de Saúde na Atenção Básica na Região Norte do País: Revisão De Literatura. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n.6, p.38093-38103 jun. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/11759. Acesso em: 21/09/2020.

LAKATOS, ME; MARCONI, M de E. Metodologia do Trabalho Científico. 4ed. São Paulo: Atlas, 1992. p. 43-44.

MIELKE, F. B.; OLCHOWSKY, A. Saúde mental na Estratégia Saúde da Família: avaliação de apoio matricial. Brasília: Rev Bras Enferm, 2010. Disponível em: Acesso em: 06 dez. 2011.

OLIVEIRA, AGB et al. A invisibilidade dos problemas de saúde mental na atenção primária: o trabalho da enfermeira construindo caminhos junto às Equipes de Saúde da Família. Mato Grosso: Texto Contexto Enferm, 2004. Disponível em: Acesso em: 06 dez. 2011.

PORTELA, GL. Abordagens teórico-metodológicas. Projeto de Pesquisa no ensino de Letras para o Curso de Formação de Professores da UEFS. Feira de Santana, 2004. Disponível em: Acesso em: 06 dez. 2011.

RIBEIRO, LM et al. Saúde mental e enfermagem na Estratégia Saúde da família: como estão atuando os enfermeiros? São Paulo: Rev Esc Enferm USP, 2010. Disponível em: Acesso em: 06 dez. 2011.

ROSA, W. de A. G.; LABATE, CURI, R. A contribuição da saúde mental para o desenvolvimento do PSF. Brasília: Rev Bras Enferm, 2003.

Disponível em: Acesso em: 06 dez. 2011.

SERRANO, A.I. O que é psiquiatria alternativa. 7ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 57.

SOUZA, AJF et al. A saúde mental no Programa de Saúde da Família. Brasília: Revista Brasileira de Enfermagem, 2007. Disponível em: Acesso em: 06 dez. 2011.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-308

Refbacks

  • There are currently no refbacks.