A Refração Política e suas influências na legislação educacional e na gestão dos sistemas de ensino/Political Refraction and its influences on educational legislation and management of education systems

Cecilia Neves Lima, Pablo Silva Machado Bispo dos Santos

Abstract


O presente trabalho consiste em um ensaio no qual são discutidas as possibilidades e limites de um conceito denominado Refração Política.  Para tanto são analisados alguns exemplos pertinentes à Área de Educação, de modo a traçar diretrizes investigativas, bem como, esboçar um exame da pertinência e fidedignidade deste conceito.  Ao final do artigo são propostos alguns elementos teórico-metodológicos relativos à aplicação deste constructo à empiria relativa à Educação, especialmente no tocante à Política Educacional, assim como são identificados/as alguns procedimentos que aludem à efetiva utilização deste conceito em toda sua abrangência.


Keywords


Política,Política Educacional,Refração Política.

References


BOURDIEU, Pierre. O Ofício de Sociólogo: preliminares epistemológicas. Rio de Janeiro, Zahar: 2000.

_______. A Economia das Trocas Simbólicas. São Paulo, Perspectivas: 2001.

BRASIL, Constituição Federal do Brasil. Brasília, Congresso Nacional: 1988.

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9394/96. Brasília, Senado Federal, 2010, 5ª. Ed.

CARDOSO. Miriam Limoeiro. O Mito do Método. Trabalho apresentado no Seminário de Metodologia Estatística apresentado na PUC-Rui em 1971.

CERVI, Rejane de Medeiros. Padrão Estrutural do Sistema de Ensino no Brasil. Brasília, IBPEX: 1995.

HABERMAS, Jürgen. A ética da discussão e a questão da verdade. São Paulo, Martins Fontes: 2001.

HOBBES, Thomas. O Leviatã. São Paulo, Martin Claret: 2000.

MARTINS, Humberto Falcão. Em busca de uma teoria da burocracia política não estatal: política e administração no terceiro setor. Revista Eletrônica sobre a Reforma do Estado, Número 2, jun-ago, Salvador-BA.

SANTOS, Pablo Silva Machado Bispo dos. O Colégio Nova Friburgo da Fundação Getúlio Vargas (1962-1976): mergulhando em sua memória institucional. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio. Rio de Janeiro, PUC-Rio: 2005.

_______, O Público, o Privado e o Ensino Fluminense; o Caso do Centro Educacional de Niterói (1954-1970). Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio. Rio de Janeiro, PUC-Rio: 2010.

_______, Guia Prático da Educação no Brasil: ações, planos, programas e impactos. São Paulo, CENGAGE Learning: 2001.

SEGRILLO, Angelo. Rússia e Brasil em transformação: uma breve história dos partidos russos e brasileiros em seu processo de redemocratização. Rio de Janeiro, 7 Letras: 2005.

WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasilia, UNB: 1988.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-295

Refbacks

  • There are currently no refbacks.