Projeto de extensão a geografia e a cultura dos lendários da capoeira: o trabalho de campo como estratégia metodológica / Extension project to the geography and culture of the legendary Capoeira: field work as a methodological strategy

Catiane Muniz da Silva, João Nogueira de Santana, Jean da Silva Santos, Ana Margarete Gomes da Silva

Abstract


Este trabalho tem como objetivo discutir uma das atividades do Projeto de Extensão Universitária “A Geografia e a Cultura dos Lendários da Capoeira” posta em prática em 2015/2016 na Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XI, Serrinha – BA. Versa sobre a importância do trabalho de campo no processo de ensino e aprendizagem, bem como do papel que este tem para agregar pessoas, considerando, sobretudo, o estudo a compreensão e a valorização dos aspectos socioculturais, apresentados pela capoeira como um fator de integração social sendo a cultura um aspecto que se constitui e se concretiza em diferentes espaços ao longo de um determinado período histórico, fruto de múltiplas relações sociais tendo como base a manifestação da cultura Afro-Brasileira.

 


Keywords


Extensão, Capoeira, Trabalho de Campo.

References


ANTONIO, R. M. Teoria Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica: o desafio do método dialético na didática. Maringá, 2008.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CLAVAL, P. Transmissão da experiência coletiva e gênese das culturas. In:__. A geografia cultural. 3. Ed. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2007.

FERNANDES, J. R. O. Ensino de Historia e diversidade cultural: Desafios e possibilidades. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br Campinas, vol. 25, n. 67, p. 378-388, set./dez. 2005.

GADOTTI, M. Diversidade cultural e educação para todos. Rio de Janeiro: Graal, 1992. p. 23

JEZINE, E. As Práticas Curriculares e a Extensão Universitária. 2º congresso Brasileiro de Extensão Universitaria. Belo Horizonte, 2004.

SERRANO, R. M. S. M. Conceitos de extensão universitária: um diálogo com Paulo Freire. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/copac/extelar/atividades/discussao/artigos/conceitos_de_extensao_universitaria.pdf . Acessado em: 28 jun. 2014

SANTOS, M. A natureza do espaço. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009. P.103.

SANTOS, M. A totalidade do diabo: como as formas geográficas difundem o capital e mudam as estruturas sociais. Contexto Hucitec, p. 31-44, 1977.

SOUZA, M. L. de. ABC do desenvolvimento urbano. 4ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

TOMITA, L. M. S. Trabalho de Campo como instrumento de Ensino em Geografia. Geografia: Revista do Departamento de Geociências, Londrina, v.8, nº.1,p.13-15, jan./jun.1999.

WAGNER, P. L; MIKESELL, M. W. Os temas da Geografia Cultural. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. Introdução à Geografia Cultural. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007. p. 27-52.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-293

Refbacks

  • There are currently no refbacks.