O ensino da modelagem matemática na Educação Básica: um estudo de caso / The teaching of mathematical modeling in Basic Education: a case study

Kátia Regina Yabiku, Eric Pizzini Bernardo, Ulisses Alves Maciel Neto

Abstract


Este artigo apresenta uma experiência bem-sucedida do ensino da modelagem matemática na Educação Básica utilizando ferramentas computacionais. Utilizando a abordagem PBL (Problem-Based Learning) e o software livre GeoGebra, os alunos desenvolveram todas as etapas de um projeto de aplicação dos conceitos matemáticos em um problema real. Ministrado pela primeira vez de forma experimental no Colégio Uirapuru, na cidade de Sorocaba-SP, o curso tornou-se uma disciplina eletiva fixa da instituição com o intuito de promover o interesse pela matemática, o enriquecimento cultural dos aprendizes e, principalmente, competências específicas importantes no mundo do trabalho e nos cursos superiores de Ciência e Tecnologia, as quais frequentemente são negligenciadas na abordagem tradicional.


Keywords


aprendizagem significativa, aprendizagem baseada em problemas, ensino médio, ensino e inovação.

References


BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática. São Paulo: Contexto, 2002.

BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem matemática no ensino. 4. ed. São Paulo: Contexto,2007.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL, Secretaria da Educação Básica: Orientação Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, MEC, 2006.

BONA, B.O. Análise de softwares educativos para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Unidade Universitária de Carazinho - Carazinho, RS 2009. 36 p.

CONTIERO, L. O.; GRAVINA, M. A. Modelagem com o GeoGebra: uma possibilidade para a educação interdisciplinar? Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, p. 01-10, 2011.

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar ou conhecer. 4 ed.São Paulo:Ática, 1998.

DANTE, L.R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. 2ªed. São Paulo: Ática, 1998.

LORENZATO, S. Para aprender Matemática. Construindo laboratório de Matemática (LEM). Campinas – SP: Editora Autores Associados, 2006.

MOREIRA, Marco Antonio. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente, 2012.

Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio. Brasil. MEC, 2002.

SCHMIDT, H. G.; ROTGANS, J. I.; YEW, E. H. J. The process of problem-based learning: what works and why. Blackwell Publishing. MEDICAL EDUCATION 2011, v. 45: p. 792–806. 201.

NUNES, C.B & SOUZA, A.C.P. A Resolução de problemas como metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de Matemática em sala de aula. UNESP, Rio Claro- SP.

POLYA, George. A arte de resolver problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

PRENSKY, Marc. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, 2001.

Disponível em:

Natives,%20Digital%20Immigrants%20‐%20Part1.pdf>.Acesso em: 09 set 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-254

Refbacks

  • There are currently no refbacks.