Os detetives da matemática: a aula de investigação matemática com alunos do projeto emapol / The math detectives: the math investigation class with emapol project students

Gabriele Souza de Carvalho, Grace Dórea Santos Baqueiro

Abstract


Descreveremos uma experiência vivenciada em um curso de especialização em educação matemática ao se abordarem as tendências ‘resolução de problemas’ e ‘investigação matemática’. A primeira autora, sob orientação da coautora, desenvolveu a metodologia de investigação matemática aplicando-a em uma aula ministrada a nove alunos do ensino fundamental participantes do projeto de extensão intitulado Estudando Matemática para as Olimpíadas (EMAPOL). Para tanto, escolheu o assunto ‘noção de equivalência’ e utilizou uma atividade extraída do site da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A aula se compôs de três momentos: introdução, desenvolvimento e discussão. Dos três grupos formados pelos alunos colheram-se registros escritos e em audiogravações. A aplicação dessa metodologia de ensino exigiu da professora formadora dedicar-se mais ao preparo da aula e sair de sua zona de conforto, ao ter que desafiar os alunos, mediá-los e avaliá-los. O resultado foi estimulante, com envolvimento dos participantes em cada etapa dos processos que caracterizam a atividade investigativa matemática: exploraram o problema proposto, formularam questões, conjecturaram e justificaram suas respostas.


Keywords


equivalência; formação docente; investigação matemática; resolução de problemas.

References


BRASIL, Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília: MEC, 2018.

DUVAL, Raymond. Como analisar a questão crucial da compreensão em matemática? Revemat, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 1-27, 2018. Disponível em: . Acesso em: 11 jan. 2019.

OBMEP – OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS. Desafio das frutas I. [s.d.]. Disponível em: . Acesso em: 13 nov. 2018.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-Aprendizagem de matemática através da resolução de problemas. In: BICUDO, Maria Aparecida V. (Org.). Pesquisa em matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999. p. 199-218.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigação matemática na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-233

Refbacks

  • There are currently no refbacks.