Objetos de aprendizagem no ensino de Matemática e Física: Construção e abordagem com computadores móveis / Learning Objects in Mathematics and Physics Teaching: Construction and approach with mobile computers

César Augusto Goulart, Tania Toyomi Tominaga, Márcio André Martins

Abstract


Este artigo relata a construção de dois objetos de aprendizagem, em formato de jogos para computadores móveis, considerando o ensino de Matemática e contemplando a interação com conteúdos de Física. Descreve as principais características didáticas, visuais, de interface e de programação. Propõe uma metodologia de encaminhamento e avaliação desses objetos de aprendizagem no âmbito do ensino de Matemática. Um dos objetos de aprendizagem contempla conteúdos de Física e Matemática, o outro apenas conteúdos de Matemática. Através da intervenção pedagógica, com esses objetos de aprendizagem, objetiva-se identificar diferenças relevantes nos processos de aprendizagem que possam ser atribuídas as características interdisciplinares.

Keywords


Objetos de aprendizagem, Ensino de Matemática, interdisciplinar, tecnologias móveis, jogos.

References


BARBOSA, A. F. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2014. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2015.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Tendências e concepções no currículo da matemática para os anos iniciais do ensino fundamental. Brasilia: MEC/SEF, 1998.

DA ROCHA, M. D. et al. (Des) Liga esse celular, moleque! Smartphone como minilaboratório no ensino de ciências. Revista Monografias Ambientais, v. 14, p. 41–52, 2015.

DA SILVA, F. A. P. Spacequiz: Um jogo educacional para celular voltado ao ensino de aritmetica. VII Brazilian Symposium on Games and Digital Entertainment, 2009.

GRAVINA, M. A. et al. Matemática, mídias digitais e didática : tripé para formação de professores de matemática. Porto Alegre: Evangraf, 2012.

MEDEIROS, M. DE O.; SCHIMIGUEL, J. Uma Abordagem para avaliação de jogos educativos: ênfase no ensino fundamental. III Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, 2012.

MORAN, J. M. Gestão inovadora da escola com tecnologias - Adaptado do texto original publicado em VIEIRA, Alexandre (org.). Gestão educacional e tecnologia.São Paulo, Avercamp, 2003. Páginas 151-164. 2005

SOUZA, L. DE L.; TEIXEIRA, L. C. T.; CARMINATI, C. J. Um computador por aluno: Um dos ícones da modernização da escola brasileira na segunda década do século XXI. Educação em Revista, v. 31, p. 379–404, 2015.

UNITY3D. Sobre o Unity3d. Disponível em: . Acesso em: 6 mar. 2016a.

UNITY3D. Acordo de licença de software do Unity pro e Unity personal versão 5.X. Disponível em: . Acesso em: 6 mar. 2016b.

UNITY3D. Crie uma vez e implemente onde quiser. Disponível em: . Acesso em: 6 mar. 2016.

WILEY, D. A. Learning Object Design and Sequencing Theory. Provo - UT: Department of Instructional Psychology and Tecnology, 2000.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-230

Refbacks

  • There are currently no refbacks.