Apoio a cuidadores familiares de idosos com demência / Support for family care of aged people with dementia

Gabriela Alves Mendes, Andréa Mathes Faustino, Carla Targino Bruno dos Santos, Keila Cristianne Trindade da Cruz

Abstract


Introdução: A demência é uma síndrome com múltiplos sinais e sintomas, como a perda progressiva de memória, rebaixamento intelectual e mudanças no comportamento. A família geralmente torna-se responsável pelo cuidado, auxiliando e dando suporte ao idoso com demência. Objetivo: Relatar a experiência de uma iniciativa voltada ao apoio a cuidadores familiares de idosos com demência. Metodologia: Trata-se do relato de experiência retrospectivo do “Curso de cuidados com a pessoa idosa com demência”, na modalidade de extensão universitária, ofertado gratuitamente à comunidade do Distrito Federal desde o ano de 2015. O curso ocorre semestralmente, em encontros semanais. Os conteúdos têm como estratégia a educação em saúde, oferecendo orientações básicas sobre a demência e tem como público alvo cuidadores familiares de idosos com o diagnóstico de demência. Resultados: O curso é dividido entre aulas expositivas e/ou práticas, debates, rodas de conversa, entre outras dinâmicas. O curso conta com profissionais capacitados e com experiência na área de demência. A equipe organizadora é composta por estudantes de diferentes cursos de graduação, que participam como monitores, além de docentes do curso de Enfermagem, que coordenam o curso. Dentre os temas abordados, destacam-se: conceitos e aspectos básicos sobre demência, cuidados básicos no domicílio, primeiros socorros, cuidados necessários ao cuidador desse idoso, dentre outros. Conclusão: Essa iniciativa possibilitou conhecer as especificidades desses cuidadores, bem como a troca de experiências entre os participantes. Assim, com o passar do tempo, este curso foi aprimorado e passou a ser mais acolhedor e mais específico a cada semestre, atendendo melhor as expectativas e as necessidades desses cuidadores.

 


Keywords


Cuidadores. Demência. Cuidador familiar, Idoso. Saúde do Idoso.

References


ALZHEIMER’S ASSOCIATION Alzheimer’s Disease Facts and Figures. Alzheimer’s Dement., v. 15 n. 3, p. 321-87. 2019.

ALZHEIMER’S ASSOCIATION. Alzheimer's disease facts and figures. Alzheimer's Dement., v. 16, p. 391-460, 2020.

ARAÚJO, Claudia Lysia Oliveira de; OLIVEIRA, Janaina França; PEREIRA, Janine Maria. Perfil de cuidadores de idosos com Doença de Alzheimer. Revista Kairós Gerontologia, São Paulo, v. 15 n. 2: p. 119-137, mar., 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Glossário temático: gestão do trabalho e da educação na saúde / Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. – 2. ed., 2. reimpr. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. 44 p.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Brasília, Diário Oficial da União, 12 dez. 2012.

BRUM, Ana Karine Ramos, et al. Programa para cuidadores de idosos com demência: relato de experiência. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 66 n. 4: p. 619-624, jul-ago, 2013.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Diretoria de Pesquisas - DPE - Coordenação de População e Indicadores Sociais - COPIS. 2018.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Mudança demográfica no Brasil no início do século XXI : subsídios para as projeções da população. 2015.

ILHA, Silomar, et al. Doença de alzheimer na pessoa idosa/família: Dificuldades vivenciadas e estratégias de cuidado. Escola Anna Nery – Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, v. 20, n. 1, p. 138-146, mar. 2016.

KANE, Martina; TERRY, Gavin. Dementia 2015: Aiming higher to transform lives. Alzheimer’s Society Public Policy. 2015.

LEME, Juliane Badaró. et al. Grupo de apoio a cuidadores familiares de idosos: uma experiência bem sucedida. Ciência, Cuidado e Saúde, v.10, n.12, p. 739-774. 2011.

LIVINGSTON Gil, et al. Dementia prevention, intervention, and care. Lancet, v. 390, 2017.

PEREIRA, Lírica Salluz Mattos; SOARES, Sônia Maria. Fatores que influenciam a qualidade de vida do cuidador familiar do idoso com demência. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 12, p. 3839-3851, dez. 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-201

Refbacks

  • There are currently no refbacks.