A valorização da identidade e do patrimônio histórico - cultural da cidade de serrinha-ba a partir de práticas educativas desenvolvidas no centro educacional 30 de junho / The valorization of the identity and the historical-cultural patrimony of the city of serrinha-ba from educational practices developed in the educational center june 30

Lívia Pinho dos Santos e Santos, Tâmires Lima da Silva Morais, Juliana Araújo dos Santos, Jean da Silva Santos

Abstract


O presente artigo objetiva destacar a importância de desenvolver no espaço escolar práticas educativas que deem visibilidade a cultura e memória como forma de valorizar o patrimônio histórico material e imaterial da cidade de Serrinha (BA). Procurou-se agregar as ações didáticas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), às intervenções docentes já realizadas em caráter interdisciplinar pela equipe do Centro Educacional 30 de Junho, sendo esta intervenção um meio de consolidar práticas que já são presentes na instituição em questão. Para tanto, foi realizado além de pesquisa bibliográfica, visitas ao espaço escolar, com intuito de obter informações referentes às ações vinculadas a essa temática que já são desenvolvidas pelos professores e alunos dessa instituição, também foram necessárias a realização de observações em sala de aula e intervenções, as quais se deram na turma da 2ª série do Ensino Médio do Programa de Educação Integral (ProEI) da unidade de ensino em questão, além de levantamento de dados por meio da aplicação de questionários direcionado as professoras atuantes na escola que são engajadas em ações voltadas para as questões histórico-culturais. A partir dessa pesquisa, foi possível perceber através das respostas dos entrevistados, a consciência da importância histórica cultural de Serrinha para a Região Sisaleira, e a consciência que tal riqueza vem se perdendo em função da falta de incentivo por parte do poder público em desenvolver práticas que deem visibilidade e garanta a preservação da cultura local.

 


Keywords


Práticas educativas. Educação Patrimonial. Patrimônio histórico – cultural.

References


BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.

DIMENSTEIN, D. A Educação Patrimonial, Memória e Cidadania: A Experiência dos Professores de História da Rede Municipal do Jaboatão dos Guararapes – PE. 44 p. il.2016.

Monografia (Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Cultural) – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.

HORTA, M de L. P.; GRUNBERG, E.; MONTEIRO, A. Q. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial. 1999.

MALTÊZ, C. R.; SOBRINHO, C. P. C.; BITTENCOURT, D. L. A.; MIRANDA, K. dos R.; MARTINS, L. N. Educação e Patrimônio: o papel da Escola na preservação e valorização do Patrimônio Cultural. Pedagogia em ação, v.2, n.2, p. 1-117, nov. 2010.

NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, n. 10. São Paulo, dez.-1993.

ORIÁ, R. Memória e ensino de História. In: BITTENCOURT, C. O saber histórico na sala de aula. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2010.

TOMAZ, Paulo Cesar. A preservação do patrimônio cultural e sua trajetória no Brasil. Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais Maio/ Junho/ Julho/ Agosto de 2010. Vol. 7 Ano, VII nº 2.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-186

Refbacks

  • There are currently no refbacks.