Piezoeletricidade: a energia sob os pés e rodas em três estudos de casos/Piezoeletricity: energy under feet and wheels in three case studies

Eliete de Pinho Araujo, Laura de Castro Oliveira Guerreiro

Abstract


A questão da sustentabilidade ainda é vista, por alguns, como algo estereotipado. O alto uso de tecnologia especializada pode render bastante economia e vários itens devem ser aplicados num projeto: baixo consumo de energia; recursos renováveis no próprio local; produtos com pouca energia incorporada - principalmente na fabricação e transporte; qualidade de vida; custos de aplicação; obedecer aos ensinamentos da arquitetura e às leis da natureza. Dentre as novas tecnologias de energia renovável, pode-se destacar a piezoeletricidade, cuja função é transformar a energia cinética, que geralmente é desperdiçada no dia a dia, em energia elétrica utilizável. Os espaços escolhidos para a pesquisa foram a Feira da Torre de TV, a Feira dos Importados e a Plataforma da Rodoviária de Brasília, devido ao grande fluxo de pessoas. Foram feitas as análises do consumo de energético, a aplicação do piso piezométrico e seu custo-benefício nos três locais. Os resultados observados nos locais em que a pesquisa foi realizada foram positivos e negativos em relação aos custos, fluxos e benefícios apresentados para a aplicação da piezoeletricidade. Esperou-se mostrar ao meio acadêmico e tecnológico do Brasil as possibilidades e benefícios que esta tecnologia, decorrente no mundo internacional, pode oferecer na capital brasileira.


Keywords


Consumo, Energia, Piezoeletricidade, Projeto.

References


ARAUJO, Eliete de Pinho. Infraestrutura predial. in Bustos Romero, Marta Adriana; Sales, Gustavo. Tecnologia e sustentabilidade para a humanização dos edifícios de saúde. Registro do curso de capacitação em arquitetura e engenharia aplicada a área de saúde, hemoterapia e hematologia, segunda Edição. Marta Adriana Bustos Romero e Gustavo de Luna Sales (organizadores). Brasília: FAU/UnB, 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT. NBR 9.050. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Rio de Janeiro, 2004.

CURIE, Pierre; CURRIE, Paul-Jacques. Artigo sobre a piezoeletricidade. Universidade de Montpellier e Universidade de Paris, França, 1880.

ELETROBRÁS, Centrais Elétricas Brasileiras S.A. Manual de Distribuição de Projetos de Iluminação Pública – CEMIG. Disponível também em www.eletrobras.gov.br. Acesso em 04 de abril de 2014.

FARIAS, Guilherme; SALLUM, Alexandre. Projeto de geradores piezoelétricos para iluminação no restaurante universitário da UNICAMP. Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação/UNICAMP. Revista Ciências do Ambiente On-Line. Volume 9, Número 2. Novembro, 2013. Disponível em http://sistemas.ib.unicamp.br/be310/index.php/be310/article/viewFile/386/307 , acesso em 02 de abril de 2015.

MARIANO, Yasmin Santos Fraga; CRUZ, Antônia Ferreira dos Santos. Análise de eficiência energética em Shopping Center com foco em escadas rolantes. 2014. 371 folhas. XIII SEPA - Seminário Estudantil de Produção Acadêmica, UNIFACS, 2014. Disponível em http://www.revistas.unifacs.br/index.php/sepa, acesso em 01 de abril de 2015.

SITES:

Disponível: http://www.feiradosimportados.website, maio de 2015. Google Earth; acesso em 14 de maio de 2015. MODIFICADO (2019).

Disponível: http://blog.sweetchilli.com.br/feira-da-torre-de-tv/ - MODIFICADO (2019). Site ISTOÉ. Disponível: http://www.istoe.com.br, reportagem Energia limpa sob nossos pés, N° Edição: 2114. Acesso em 03 de abril de 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-185

Refbacks

  • There are currently no refbacks.