Gestão ambiental: a importância da reciclagem de resíduos sólidos na formação acadêmica de alunos do nível técnico do IFAP / Environmental management: the importance of recycling solid waste in the academic training of students at the technical level of IFAP

Larissa Pinheiro de Melo, Johnny Gilberto Moraes Coelho, Hilton Prado de Castro Júnior

Abstract


Em Macapá-AP não há uma política para incentivo a reciclagem de materiais pós-consumo. O objetivo deste trabalho é mostrar a importância de se ter como base cientifica, no currículo dos alunos do curso técnico. A avaliação do projeto foi realizada sistematicamente e assistematicamente. A primeira realizada mensalmente, através de encontros, reuniões técnicas, entrevistas, ampliando a participação para incluir pessoas direta ou indiretamente envolvidas nas ações, além do levantamento de dados para acompanhamento e decisões para melhoria do projeto. A avaliação assistemática é observada diariamente perante os dados coletados e a busca de informações diárias no Instituto Federal do Amapá (IFAP), campus Macapá. O questionário aplicado, através da planilha do Google®, faz uma discussão a respeito da questão ambiental dentro do instituto IFAP. Quanto ao seu interesse pela temática abordada neste formulário aplicado, a participação de funcionários e alunos do instituto em simpósios, semanas de conscientização, campanhas de esclarecimento da gestão de resíduos sólidos caso fosse implantado no Instituto é favorável, em torno de 90,6% apoiarão a causa e 100% dos entrevistados acham importante a construção de áreas de bosques ou áreas verdes no IFAP, ambiente este para interação com a natureza e reflexão. Desta forma, um plano eficaz deve ser posto em prática, e este trabalho vem a ser, sob aspecto embrionário, de um futuro promissor na gestão ambiental no estado do Amapá.


Keywords


Resíduos sólidos, Construção civil, Gestão ambiental.

References


ANDRADE, R. O. B.; TACHIZAWA, T.; CARVALHO, A. B. Gestão ambiental: enfoque estratégico aplicável ao desenvolvimento sustentável. 2 ed. São Paulo: Makron Books, 2002.

ANSELONI, E. Atuando em novos palcos: Diálogos entre o teatro e a educação ambiental. Repositório institucional UNESP. p.80-109, 2006.

DA CONCEIÇÃO, M. M. M.; JÚNIOR, A. P. Plano de gerenciamento de resíduos sólidos em uma instituição de ensino superior. Braz. J. of Develop.,Curitiba, v.6, n.7, p. 45643-45675, 2020.

DA SILVA, A. P.; HIANES, A. C.; HIANES, A. C.; DA COSTA, M. M. C.; MOURA, A. G. A. F.; DUARTE, L. C. Mapeamento de pontos de disposição irregular de resíduos sólidos na avenida Bernardo Sayão, em Belém –Pará. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 5, n. 12, p. 31137-31146, 2019.

DE SOUZA, M. Z. S. Análise da percepção ambiental dos alunos de ensino médio fundamental II da cidade de esperança com relação aos resíduos. Trabalho de conclusão de curso, Universidade Estadual da Paraíba, 2011.

GOMES, J.I.; SAMPAIO, S.S. “Aproveitamento de Resíduos de Madeira em Três Empresas Madeireiras do Estado do Pará”. Embrapa - Comunicado Técnico 102, 2004.

KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

SALAMONI, F. L.; GALLON, V. A.; TONTINI. G. Os impactos no meio ambiente na industrialização do plástico : Um estudo de caso. III SEGeT – Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, FURB, Blumenau, SC, Brasil, 2006.

SCHALCH, V.; LEITE. W. C. A.; JÚNIOR, J. L. M.; DE CASTRO, M .C. A. A. Gestão e gerenciamento de Resíduos sólidos. São Carlos: Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo, 2002.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-159

Refbacks

  • There are currently no refbacks.