A Inserção da diferença cultural como conteúdo na formação de Professores: Problematizações a partir do currículo escrito / The Insertion of Cultural Difference as Content in Teacher Training: Problematizations from the Written Curriculum

Denise da Silva Braga

Abstract


Este artigo propõe discutir os sentidos da diferença cultural produzidos no espaço-tempo da formação docente, as significações fixadas nos documentos curriculares e as possibilidades dos seus usos políticos. Neste sentido, apresenta-se os dados e discussões de uma pesquisa cujos objetivos foram: identificar nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciaturas da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, os componentes curriculares que tratam da diferença cultural e verificar como a diferença cultural se tornou conteúdo nos Projetos Pedagógicos nos Cursos de licenciatura desta universidade. Com esta finalidade, foram interrogados os projetos pedagógicos dos cursos e tecidas reflexões que visavam compreender: que indagações a diferença traz para o currículo? Como podemos lidar pedagogicamente com a diferença cultural? Quais sentidos atribuímos à diferença cultural? Quais entendimentos da diferença pretendemos que esteja contemplada no currículo das escolas e nas políticas de currículo? Dessa forma, a pesquisa buscou revelar o trato que é dado à diferença – o que pode ser um ponto de partida para novos posicionamentos sobre a relação entre diferença cultural e currículo.


Keywords


Formação de professores, Currículo, Diferença cultural.

References


ARROYO, M. G. Imagens quebradas, trajetórias e tempos de alunos e mestres. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

BHABHA, H. K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana L. L. Reis e Gláucia R. Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.

BRASIL. 2002. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena – Parecer CNE/CP nº 9/2001. Diário Oficial da União de 18/1/2002, Seção 1, p. 31.

_______. 2005. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.

_______. 2015. Resolução CNE nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.

DAYRELL, J. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1996.

CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: _____. & MOREIRA, A. F. (orgs). Multiculturalismo. Diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

GARCIA CANCLINI, N. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 2006.

HALL, S. Da diáspora. Identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003.

LACLAU, E. Emancipación y diferencia. Buenos Aires: Difel, 1996.

MACEDO, E. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Revista Brasileira de Educação, v.11, n.32, maio/ago. 2006. p.285-372.

MACEDO, E. & COSTA, M. Z. Currículo e diferença no contexto global. Anais do XIV Endipe. CD-ROM. Porto Alegre: Ed. PUCRS, 2008.

PIERUCCI, A. F. Ciladas da diferença. São Paulo: Ed. 34, 1999.

SANTOS, B. de S. Uma concepção multicultural de direitos humanos. Lua Nova. Revista de Cultura e Política. São Paulo, Cedec, 1997.

SKLIAR, C. Alteridades pedagogias. O...¿ Y si el outro no estuviera ahí? In: Educação & Sociedade. Dossiê “diferenças”. Campinas: CEDES, n. 79, ano 23. p. 85-123. ag. 2002.

UFVJM. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em História. Diamantina, 2011a.

_______.Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras (Português/Espanhol). Diamantina, 2011b.

_______.Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Geografia. Diamantina, 2011c.

_______.Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Letras (Português/Inglês). Diamantina, 2011d.

_______.Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Diamantina, 2012.

_______.Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação no Campo. Diamantina, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-138

Refbacks

  • There are currently no refbacks.