Estudo da redução do fluxo de tráfego em pontos de afunilamento / Study of reducing traffic flow in points of function

Daone da Silva Santos, João Felipe Barbosa Baía, José Lucas de Oliveira Gregório

Abstract


Problemas de congestionamento de tráfego se mostram como um dos principais em sistemas de transportes acarretando prejuízos financeiros, aumento do número de acidentes, atrasos, demasiada emissão de poluentes, poluição sonora, dentre outros. O fenômeno de afunilamento de tráfego é entendido como um dos principais causadores de congestionamento, sendo necessário entender os mecanismos de ativação deste, para posteriormente conseguir reduzir problemas de congestionamento. Assim sendo, este artigo consiste em um estudo a partir de coleta e interpretação de dados de tráfego, em três pontos específicos de uma rodovia no estado da Califórnia, com vistas a entender as principais características das faixas de rolamento consoantes à velocidade e ao fluxo da via, obter a distribuição de fluxo máximo na via e avaliar as condições de dependência entre a redução da capacidade da via e as interrupções de fluxo de tráfego. Para tanto, dados do tráfego foram coletados por meio do sistema Performance Measurement System (PeMS), desenvolvido pelo Departamento de Transportes de Califórnia (Caltrans), e analisados por meio da aplicação da Transformada de Wavelet. Desta forma, foi possível esboçar características preliminares da velocidade e fluxo na via ao longo das suas faixas de rolamento, obtendo informações sobre o tempo de ativação e desativação do afunilamento de tráfego nestas. Ademais, estabelece-se uma breve avaliação da distribuição do fluxo máximo para as faixas de rolamento de modo a diferenciar suas características fundamentais.

Keywords


Congestionamento de tráfego, Fluxo de tráfego, Pontos de afunilamento, Redução da capacidade de uma via.

References


CINTRA, M. Os Custos dos Congestionamentos na Cidade de São Paulo. São Paulo: São Paulo School of Economics – FGV., 2014. DOI JEL R41.

PEMS Website. California Department of Transportation – Caltrans. Disponível em: . Acesso em: 20/07/2018.

Schrank, D.; Lomax, T. The 2012 urban mobility report. Dallas.: Texas Transportation Institute., 2012.

THURGOOD, G. S. Development of a Freeway Congestion Index Using an Instrumented Vehicle. Transportation Research Board. 1995.

TOLEDO, C. A. Congestion Indicators and Congestion Impacts: A Study on the Relevance of Area-wide Indicators. 6th International Symposium on Highway Capacity and Quality of Service. Stockholm, Sweden June 28 – July 1, 2011.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-125

Refbacks

  • There are currently no refbacks.