Uso de SmartWatch no Auxílio a Monitoração de Arritmias Cardíacas / Usage of SmartWatch to Assist Monitoring of Cardiac Arrhythmias

Leoni Kurt G. N. M. da Silva, Sérgio Murilo Maciel Fernandes, Robson Cavalcanti Lins

Abstract


Doenças cardiovasculares são as que mais matam no mundo, e dentre estas as mais comuns são as arritmias cardíacas. O socorro imediato desses pacientes se faz necessário. Com a popularização dos Smartwatches, esses dispositivos têm se tornado uma ferramenta alternativa para a monitoração desses indivíduos. Assim, o objetivo desse trabalho é auxiliar no monitoramento constante desses pacientes, utilizando um Smartwatch para medir sua frequência cardíaca (FC), e gerando um alerta a um contato de emergência ao detectar alguma anormalidade. Para isso foi desenvolvido o Sistema de Monitoramento de Arritmias Cardíacas que consiste em um Back-end em Node.JS para o desenvolvimento da API e de MongoDB para o banco de dados, e como Front-end um aplicativo Android. Dessa maneira, o sistema possibilita um rápido socorro à indivíduos com arritmia. E ainda gera um histórico de FC enquanto o paciente executa diferentes atividades diárias gerando um diagnóstico mais assertivo.


Keywords


Relógio Inteligente, Arritmia Cardíaca, Aplicativo.

References


Abramova, V., Bernardino, J. (2013) “NoSQL Databases: MongoDB vs Cassandra”, Instituto Politécnico de Coimbra, Coimbra, Portugal.

Cantelon, M., Harter, M., Holowaychuk, T. J., Rajlich, N. (2014) Node.js in Action.

Epstein, A. E. et al. (2008), ACC/AHA/HRS Guidelines for Device-Based Therapy of Cardiac Rhythm Abnormalities, Journal of the American College of Cardiology Volume 51, Issue 21, May 2008 DOI: 10.1016/j.jacc.2008.02.032.

FireBase, Disponível em: https://firebase.google.com/products?hl=pt-br, acessado em: 02/06/2020.

Guyton, H. (2006), Tratado de Fisiologia Médica, Tradução da 11ª Edição, Elsevier.

Lecheta, R. R. (2016), Introdução ao Android. In: Lecheta, Ricardo R. Android Essencial. São Paulo: Novatec. Cap. 1, p. 17 – 18.

Microsoft (2018), disponível em: , acessado em: 17 de maio de 2020.

MongoDB, disponível em: , acessado em: 16 de maio de 2020.

Node.JS, disponível em: , acessado em: 16 de maio de 2020.

Oracle, disponível em: , acessado em: 17 de maio de 2020.

Pandelo, H. R. M. (2016) “IoT e Dispositivos Vestíveis Aplicados à Área da Saúde”, Trabalho de conclusão de curso, Bacharelado Em Sistemas De Informação, Centro Universitário Eurípides De Marília - Fundação De Ensino “Eurípides Soares Da Rocha”, Marília, São Paulo, Brasil.

Pereira, C. R. (2014), Aplicações web real-time com Node.js. São Paulo: Casa do Código.

Silva, G. A., Medola, F. O., Rodrigues, S. T. (2017) “Smartwatch: Um Possível Dispositivo Eletrônico Vestível de Tecnologia Assistiva”, 16° Ergodesign – Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Tecnológica, Santa Catarina, Brasil.

Silva, G. J., Ferreira, J. C. O. (2017), “Análise Comparativa de Desempenho de Consultas entre um Banco de Dados Relacional e um Banco de Dados Não Relacional”, trabalho de conclusão do curso de Engenharia da computação, Universidade de Uberaba, Paraná, Brasil.

SOBRAC – Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, disponível em: < https://sobrac.org/home/release-dia-mundial-do-coracao-e-a-necessidade-de-atencao-paras-as-arritmias-cardiacas>, acessado em: 13 de maio de 2020.

Solimene, M. C. (1985) “Disritmias Cardíacas — Aspectos Clínicos E Terapêuticos”, Rev. Med., vol. 66, N-1:18 a 22.

Spoto, E. S. (2000) “Teste Estrutural De Programas De Aplicação De Banco De Dados Relacional”, Universidade Estadual De Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil.

World Health Organization, disponível em: , acessado em: 13 de maio de 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-108

Refbacks

  • There are currently no refbacks.