Desenvolvimento de script computacional para o método de divisão de área pela proporção de triângulos (MDAPT) / Development of computational script for the triangle ratio area division method (MDAPT)

Alencar Lucas Soares, Elmo Santos da Silva Neto, Mirabor José Leite Júnior, Marcos Corrêa Silveira, Lucas Molz Lara, Raphael Borgias Vareiro, Ricardo Froehlich, Valmir Viera

Abstract


A alguns anos atrás, várias eram as dificuldades para a realização de divisões de áreas a campo com precisão. Com o surgimento do Método de Divisão de Área pela Proporção de Triângulos (MDAPT), desenvolvido pelo professor Dr. Erni José Milani, essas dificuldades reduziram, porém, ainda é necessário a realização de cálculos a campo e do entendimento detalhado do método. O objetivo deste trabalho é desenvolver um algoritmo codificado na linguagem de programação C capaz de realizar o MDAPT, obtendo-se uma solução computacional para o método, demonstrado com um exemplo prático a campo. A linguagem C foi escolhida por ser de alto nível, possibilitando um maior reaproveitamento de código. A partir da implementação deste código baseado sobre o método, obtém-se uma grande facilidade, agilidade e precisão para efetuar a divisão de área no campo, o que torna todo o processo automatizado. A criação desta ferramenta tecnológica tem a capacidade de auxiliar e contribuir com a área do Geoprocessamento, mais precisamente a Topografia.


Keywords


Divisão de área, Topografia, Linguagem C.

References


ALBANO, Ricardo Sonaglio; ALBANO, Silvie Guedes. Programação em Linguagem C. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2010, 410 p.

CORRÊA, I. C. S. Topografia aplicada à Engenharia Civil. 13 ed., Porto Alegre: Instituto de Geociências/Departamento de Geodésia/UFRGS, 2012. 140. p.

ESPARTEL, L. Topografia: Fundamentos Básicos. 1. ed., Porto Alegre, 1978, 322 p.

MILANI, E. J.; SEBEM, E.; AMARAL, L. de P.; MILANI, M. Topografia aplicada. Santa Maria: CESPOL, 2016, 200 p.

VEIGA, L. A. K; ZANETTI, M. A. Z; FAGGION, P. L. Fundamentos de Topografia. 2007. 195 p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-102

Refbacks

  • There are currently no refbacks.