A história não perdeu o trem: o advento da ferrovia na região Norte do Ceará / The story didn't miss the train: the advent of the railroad in the North region of Ceará

Jaciara Azevedo Rodrigues, Joana Paula Silva Sousa, Karine Lima Sousa, Caio Gérson Pereira Nunes, Lara de Sousa Lutife, Solidade Maria Silva Silveira, Matheus Wendel Vitorino Barbosa, Kátia Cristina Gomes Lino

Abstract


A presente pesquisa trata da ferrovia como agente impulsionador de transformações de ordem social, econômica e cultural nos municípios da região norte do Ceará, tendo como destaque a cidade de Sobral considerada polo atrativo do desenvolvimento das cidades ferroviárias ao redor. Através da revisão de literatura acerca da historiografia ferroviária cearense, objetiva-se entender o processo histórico das diversas transformações da ferrovia ao longo dos anos na referida região, e como se configuravam as práticas cotidianas sociais da época. Constatamos que, com a implantação da ferrovia brasileira, surgiram novos padrões de sociabilidades em que foi possível traçar uma visão de país visto com olhos de modernidade.

 

 


Keywords


Estação. Ferrovia. Modernidade.

References


BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido se desmancha no ar: a aventura da modernidade, São Paulo, Companhia das letras, 2007.

BRANCATELLI, Maria Odete. LOPES. Helena (org.) A riqueza nos trilhos: A História das Ferrovias no Brasil Editora Moderna, 1998.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1987.

CANDAU, Jöel. Memória e identidade. Trad. Maria Letícia Ferreira. 1.ed. São Paulo: Contexto, 2012.

FILHO, Antônio Vitorino Farias. O trem e a cidade. Sobral-CE. Edições UVA/Sertãocult, 2016.

________________ Modernidade e Cidade. In: Nas trilhas do sertão: Escritos de cultura e política nos interiores do Ceará/ Raimundo Alves de Araújo, Reginaldo A. de Araújo. (orgs.). Sobral-CE: Sertão Cult, Edições UVA, Outras Histórias, 2019.

FROTA, D. José Tupinambá da. História de Sobral, Fortaleza: Editora Henrique Galeno, 1974.

HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.

LIMA, Francisco de Assis de; PEREIRA, José Hamilton. Estrada de ferro no Ceará. Fortaleza: expressão Gráfica e editora Ltda., 2007.

MONT’ALVERNE, Glória Giovana Saboya. A Ferrovia e a Cidade. Desafios da modernidade em Sobral (1870-1920).

OLIVEIRA, André Frota de. Estrada de Ferro de Sobral. Fortaleza: Expressão Gráfica e editora LTDA, 1994.

PEREIRA, José Hamilton; MUNIZ, Túlio. Os descaminhos de Ferro do Brasil, Fortaleza: Expressão Gráfica Editora, 2011.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-088

Refbacks

  • There are currently no refbacks.