Considerações sobre o sistema CAPES de avaliação / Considerations for the CAPES evaluation system

Carla Guimarães Ferreira, Juliana Simeão Santiago

Abstract


Após a Segunda Guerra Mundial, a profunda concentração de riqueza e poder de alguns Governos começam a ser questionados. Devido aos enormes gastos assumidos pelos mesmos e às pressões eleitorais, emerge no mundo o neoliberalismo. Muitos setores sofreram influência desta ideologia. Nas universidades, uma de seus resultados é alta produtividade acadêmica, advinda da avaliação realizada pela CAPES. Duas das consequências desse processo foram a intensificação do trabalho docente e a qualidade da produção acadêmica que passou a ser desconsiderada em prol da valorização da quantidade. Este trabalho tem como objetivo explicar o produtivismo acadêmico e seu impacto na rotina profissional dos professores (por exemplo, afetando o rendimento dos mesmos em salas de aula), bem com as consequências para todo o meio acadêmico. A análise descritiva será qualitativa e o principal recurso metodológico da pesquisa será a pesquisa de campo. Conclui-se que a universidade é um ambiente de ensino e, portanto, é necessário que seja um local que venha incutir valores às pessoas e que o interesse científico esteja correlacionado a objetivos sociais.

Keywords


Neoliberalismo; Avaliação Docente; Produtivismo Acadêmico

References


BIANCHETTI, L.; VALLE, I. R. Produtivismo acadêmico e decorrências às condições de vida/trabalho de pesquisadores brasileiros e europeus. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 82, pp. 89-110. Jan/mar, 2014.

BRESSER-PEREIRA, L. C. Da administração pública burocrática à gerencial. Revista do Serviço Público, v. 47, n. 1. Jan/abr, 1996.

CHAUÍ, M.. A universidade operacional. Folha de S. Paulo, São Paulo, 9 maio/1999. Caderno Mais!

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação Educativa: Produção de Sentidos com Valor de Formação. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 13, n. 1, p. 193-207, mar. 2008.

FERREIRA, C. G. Percepções dos Docentes Avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES): Um estudo sobre o produtivismo acadêmico. 176p. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói/RJ, novembro, 2015.

GURGEL, C. A gerência do pensamento. São Paulo: Ed. Cortez, 2003.

MORGAN, G. Imagens da organização. 1a ed. São Paulo: Atlas, 1996.

SGUISSARDI, V.; SILVA JÚNIOR, J. R. Trabalho intensificado nas federais: Pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.

WOOD, Ellen Meiksins. A origem do capitalismo. Rio de Janeiro: Jorge Zabar Ed., 2001.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv4n4-178

Refbacks

  • There are currently no refbacks.