A análise da percepção da ética entre os monitores do Laboratório de Habilidades Médicas / The analysis of the perception of ethics among the monitors of the Medical Skills Laboratory

Ana Natália Vasconcelos Arcanjo, Amanda de Andrade Cavalcante, Maria Clara Holanda Lima, Fabíola de Castro Rocha

Abstract


O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção e a prática da ética no ambiente de atuação dos monitores do Laboratório de Habilidades III no curso de Medicina da UNIFOR durante o seu ano de exercício da monitoria, a partir da aplicação de formulários eletrônicos padronizados com indagações que os façam identificar e julgar quais condutas seriam tomadas pelos próprios monitores, a partir da sua própria compreensão, visando a reflexão por parte dos mesmos sobre a prática da ética no contexto da monitoria.

A  pesquisa foi realizada com 25 monitores, para os quais, foi aplicado um formulário online com o objetivo de avaliar o julgamento dos participantes diante do tema. Com os resultados obtidos, observou-se que apesar dos monitores possuírem um conhecimento parcial sobre o assunto, ainda há muito para ser implementado e incentivado por parte das universidades para os graduandos em geral.


Keywords


Ética, Medicina, Monitoria

References


CAETANO, A.P. SILVA, M.L. Ética Profissional e Formação de Professores. Revista de Ciências da Educação, n. 8, p. 49-60, jan.-abr. 2009.

MONTE, F.Q. A Ética na prática médica. Revista Bioética, vol. 10, n. 2, 2002, p. 31-46

NEVES, Nedy Cerqueira. Ética para os futuros médicos: é possível ensinar? – Brasília : Conselho Federal de Medicina, 2006.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-072

Refbacks

  • There are currently no refbacks.