O processo de construção de uma produção gráfica à luz de teorias da criatividade e da imagem/The process of building a graphic production in the light of theories of creativity and image

Joyce Lara Araujo da Fonseca Garcez

Abstract


O foco deste trabalho consistiu em analisar os aspectos teóricos da semiótica e da criatividade a partir do desenvolvimento de um logotipo. A parte prática foi realizada através das etapas do projeto de design gráfico em Peon (2011), adaptadas para a elaboração desse tipo de produção gráfica sendo sumarizadas em problematização, conceituação e especificação. Para a concretização conceitual, a temática escolhida esteve de acordo com o delimitado pelo líder do Grupo de Pesquisa (GP) PAEPAI da Universidade Federal de Rondônia, como forma de popularizar os trabalhos promovidos pela equipe e fortalecer a imagem acadêmica do GP. Discutiu-se ainda a importância e relevância teórica antes da etapa de conceituação como forma de compreensão do problema, do público-alvo, dos requisitos e restrições para o produto final. Conclui-se que os conhecimentos acerca de teorias da análise da imagem e da criatividade contribuem significativamente para a produção de novas imagens, como ciências que estudam a linguagem e os vários modos de produção de significações. Um conhecimento vasto que fomenta o enriquecimento entre aspectos gráficos intangíveis que agregam valor para a produção gráfica.


Keywords


Semiótica da imagem, criatividade, produção gráfica.

References


CYBIS, Walter; BETIOL, Adriana Holtz; FAUST, Richard. Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, Métodos e Aplicações. São Paulo: Novatec Editora, 2007.

DEGRAFF, Jeff; The innovation code. The creative power of constructive conflict. California: BK – Berrett-Koehler Publishers. 2017.

DEGRAFF, Jeff; DEGRAFF. Staney. The Creative Mindset: Mastering the Six Skills That Empower Innovation. California: BK – Berrett-Koehler Publishers. 2020.

FARINA, Modesto. Psicodinâmica das cores em comunicação. São Paulo. Ed.: Edgard Blüecher Ltda. 2006.

FARIAS, Priscila L. Tipografia Digital: O impacto das novas tecnologias. Rio de Janeiro: 2AB, 2001.

FREITAS, Ranielder; COUTINHO, Solange Galvão; WAECHTER, Hans da Nóbrega. Análise de Metodologias em Design: a informação tratada por diferentes olhares. Rio de Janeiro: Estudos em Design - Revista (online), 2013.

GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto. Sistema de Leitura Visual da Forma. 6a Edição. São Paulo. Ed.: Escrituras. 2004.

IIDA, Itiro. Ergonomia: Projeto e produção. Ed. Edgard Bluncher: São Paulo, 2005.

PHILIPS, Peter L. Briefing: a gestão do projeto de design. São Paulo: Ed. Blucher, 2008.

PEON, Maria Luíza. Sistemas de identidade visual. Rio de Janeiro: 2AB. 2011, 5ª edição.

SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 2007.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012. (Coleção Como eu ensino).

SANTAELLA, Lúcia, NÖTH, Winfried. Imagem, cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras. 2008.

WHEELER, A. Design de identidade da marca: Guia Essencial para Toda a Equipe de Gestão de Marcas. 3a ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-037

Refbacks

  • There are currently no refbacks.