QNESC: um estudo do estado da arte sobre as possibilidades de abordagens em química orgânica / QNESC: a state-of-the-art study on the possibilities of approaches in organic chemistry

Raquel Rodrigues Dias, Welington Francisco, Leize Aparecida Chaiben, Daniel Walker Tondo, Ana Cristina Trindade Cursino

Abstract


RESUMO

O presente artigo busca fazer uma pesquisa de estado da arte sobre tipos de abordagens desenvolvidas para Química orgânica. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter bibliográfico descritivo, na Revista Química Nova na Escola (QNEsc) onde foram analisados 35 artigos publicados, no período de 2010 a 2018, que abordam a referida temática. O objetivo central foi verificar nas produções científicas as abordagens que facilitam o ensino e que podem subsidiar ferramentas e estratégias para professores, afim de melhorarem ou adaptarem seus trabalhos em sala de aula. O mapeamento dos trabalhos permitiu a classificação em categorias, tais como, abordagem CTS, temas geradores, experimentação, arte, projetos de trabalho, jogos, abordagens de modelos e analogias, histórico-cientificas e divulgação científica. Além disso, apresentou resultados expressivos considerando uma temática tão restrita dentro da química.

 


Keywords


Estado da arte, Química orgânica, Abordagens.

References


BARROS, C. F. Jogos no ensino de química: um estado da arte sobre a revista química nova na escola. Trabalho de conclusão de curso, Brasília -DF, 2015.

FERREIRA, N. S. de A. As Pesquisas Denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, p. 257-272, agosto 2002.

LUNA, S. V. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2002.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. São Paulo: Atlas, 1994.

RODRIGUEZ, J et al. ¿Cómo enseñar? Hacia una definición de las estratégias de enseñanza por investigación. Investigación em la escuela, n. 25. 2003.

SANTOS, W. L. P. dos; SCHNETZLER, R. P. Educação em química. 3. ed. Ijuí: Unijuí, 2003.

SOUZA, B. L. S. et al Cenário das publicações CTS/CTSA no ensino de química: revisão bibliográfica de publicações no portal de períodicos da CAPES/CAFÉ. Brazilian Journal of Development v. 5, n. 11, p.27267-27283 nov. 2019 ISSN 2525-8761




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-007

Refbacks

  • There are currently no refbacks.