Os Adolescentes: (Des) Construções do sujeito através da imagem / The Teenagers: (Des) Constructions of the subject through the image

Authors

  • Gilberto Natal Maas
  • Ivo dos Santos Canabarro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-565

Keywords:

adolescente, imagem, meio de comunicação social, sociedade.

Abstract

Neste artigo, na qual trabalhamos os adolescentes: (des) construções do sujeito através da imagem, objetivando uma análise histórica, política, social e econômica do conceito de imagem dos mesmos em diferentes tempos e espaços. Diante da complexidade desse tema apresentamos uma diversidade de ideias de segmentos da sociedade que participam dessa realidade, bem como obras e autores relacionados com este assunto. Também elencamos a necessidade de desconstruir alguns conceitos e construir outros novos em relação aos adolescentes. Neste sentido procuramos ouvir através de uma pesquisa empírica exadolescentes e exconselheiros tutelares sobre esse assunto. Ocorre que os adolescentes vivem um desconforto e uma insatisfação social conflitante com a sociedade adultocêntrica. A influência dos meios de comunicação social, o modo de pensar, agir e ver dos adolescentes, bem como dos próprios adultos em relação aos mesmos, são atravessados por ideologias e interesses dominantes que cada vez mais determina a constituição da construção e desconstrução de novos sujeitos. Novos modelos são construídos há todos os instantes na sociedade, direitos são incluídos no rol das normas jurídicas, legislações de proteção, segurança e assistência às crianças e aos adolescentes são instituídos na sociedade. Portanto, a inclusão social e a garantia dos direitos humanos aos menores, são ações que ocorrem permanentemente na garantia de qualidade de vida e vida digna e no desenvolvimento humano. Nesse sentido, pode-se perceber a necessidade de ampliar os aspectos das políticas públicas, a positivação de leis e o fim da estigmatização e do preconceito, para com o adolescente.

References

ABRAMO, Helena Wendel.e BRANCO, Pedro Paulo Martoni. Retratos da Juventude Brasileira: Analise de uma Pesquisa Nacional. 2.ed. São Paulo. Editora fundação Persu Abramo. 2011.

ARIÉS, Philippe. Trad. Dora Flaksman. História social da criança e da família 2. ed. Rio de Janeiro. Livraria LTC. 1981.

BOBBIO, Norberto. trad. de Carlos Nelson Coutinho, apresentação de Celso Lefer. A Era dos direitos, Nov Ed, RJ, Elsevier, 10ª reimpressão, 2004.

CALLEGARIS, Contardo. A Adolescência. Publifolha, 2 ed. São Paulo. 2011.

CANCLINI, Nestor Garcia. Trad. Mauricio Santana Dias. Consumidores e Cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. 5ª Ed. RJ. Editora UFRJ. 2005.

CARVALHO José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 13º ed. RJ. Editora: Civilização Brasileira. 2010.

CARVALHO, José Murilo de. Pontos e Bordados: escritos de história e política. 1ª Ed. Belo Horizonte. Ed. UFMG. 1998.

FREITAS, Luis Alberto Pinheiro de. Adolescência, Família e drogas: a função paterna e a questão de limites. RJ. Mauad. 2002.

OSÓRIO, Luis Carlos (org). Medicina do Adolescente. Porto Alegre. Editoras Artes Médicas 1982

PINSKY, Jaime, PINSKY, Carla Bassanezi Pinssky (orgs.) História da Cidadania. 2. Ed. São Paulo. Contexto. 2003.

Published

2020-09-24

How to Cite

Maas, G. N., & Canabarro, I. dos S. (2020). Os Adolescentes: (Des) Construções do sujeito através da imagem / The Teenagers: (Des) Constructions of the subject through the image. Brazilian Journal of Development, 6(9), 71653–71669. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-565

Issue

Section

Original Papers