Empreendedorismo em gastronomia: avaliando o potencial de negócio na cidade de Bagé / Entrepreneurship in gastronomy: assessing the business potential in the city of Bagé

Authors

  • Luisa Mello Costa
  • Maísa Adriana de Vargas Lucas
  • Christian Guimarães Severo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-502

Keywords:

Empreendedorismo, Gastronomia, Gestão.

Abstract

Empreender em um cenário competitivo requer estudo do potencial de mercado, dos detalhes do negócio e um exaustivo processo de planejamento. Diante do desafio proposto no eixo empreendedorismo e gestão, do curso de Gastronomia da URCAMP, buscou-se avaliar o potencial de mercado para um  negócio gastronômico na cidade de Bagé e analisar os aspectos necessários para a implantação do empreendimento, cientes de que, conforme Baggio e Baggio (2014), empreender é a arte de fazer acontecer, com criatividade e motivação, enfrentando sempre oportunidades e riscos. O objetivo do presente trabalho é apresentar os resultados encontrados na pesquisa sobre empreendedorismo em gastronomia e do potencial de mercado para o negócio proposto. A metodologia utilizada foi o método indutivo, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva, com análise qualitativa dos resultados obtidos. Os resultados apontam que o setor de alimentação fora do lar reúne um milhão de empresas e emprega cerca de seis milhões de pessoas, representando 2,4% do PIB brasileiro conforme pesquisas do Sebrae (2014) e nesse setor está o mercado de fast food que cresce a cada dia, na cidade de Bagé identificou-se uma grande procura da população por este segmento alimentício e foi analisado o subsegmento Pastelaria. Conclui-se que o objetivo do trabalho foi atingido com a apresentação do potencial de um negócio gastronômico na cidade de Bagé, com possibilidades de inovação nos produtos e serviços do empreendimento. A análise dos fatores necessários para a implantação do negócio também foi contemplada, inclusive com a percepção de diferenciais significativos para o público-alvo. Verifica-se que o conhecimento sobre a características do mercado consumidor e das especificidades do mercado gastronômico são fundamentais para o empreendimento e gestão de um negócio.

References

BAGGIO, Adelar Francisco; BAGGIO, Daniel Knebel. Empreendedorismo: Conceitos e Definições. Rev. de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, 1(1): 25-38, 2014.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em Educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria J. S. Santos, Sara B. dos Santos e Telmo M. Batista. Porto: Porto Editora, 1994.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

PAYNE – Palacio, June; THEIS, Monica. Gestão de Negócios em Alimentação: princípios e práticas. Barueri: Manole, 2015.

SALVADOR, Ângelo Domingos. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1986.

SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Empreender em Gastronomia: Perfil de Negócios de Gastronomia. Recife: 2014.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. A pesquisa científica. In: GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009

Published

2020-09-22

How to Cite

Costa, L. M., Vargas Lucas, M. A. de, & Severo, C. G. (2020). Empreendedorismo em gastronomia: avaliando o potencial de negócio na cidade de Bagé / Entrepreneurship in gastronomy: assessing the business potential in the city of Bagé. Brazilian Journal of Development, 6(9), 70783–70789. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-502

Issue

Section

Original Papers