Procedimentos metodológicos aplicados na construção de mapas dinâmicos no cartão microsd para uso no GPS: emprego da técnica pelo instituto de meio ambiente do Acre em vistorias técnicas de planos de manejo florestal sustenável / Methodological procedures applied in the construction of dynamic maps on the microsd card for use in GPS: employment of the technique by the Acre environment institute in technical surveys of sustainable forest management plans

Authors

  • Alan A. Nobre Feitosa
  • Charlys Roweder
  • Marcela Fidelis de Castro
  • Quelyson Souza de Lima
  • Victor Melo Lima

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-422

Keywords:

Engenharia florestal, Inventário Florestal, Geoprocessamento, Modeflora.

Abstract

 O Estado do Acre vem estimulando a utilização do potencial madeireiro de forma responsável através dos procedimentos de licenciamento ambiental, que ocorre no âmbito estadual através do Instituto de Meio Ambiente do Acre – IMAC. O IMAC se utiliza dos seguintes instrumentos legais para o licenciamento dos Planos de Manejo Florestal Sustentáveis no Estado do Acre: a Resolução Conjunta CEMACT/CFE 003/2008; a Resolução Conama 406/2009; como também normas de execução e portarias utilizadas pelo Ibama e outros órgãos ambientais. O grande avanço desta Resolução é a possibilidade da execução do Inventário Florestal (100%), a partir de trinta centímetros do solo, ser realizado com o georreferenciamento das árvores, devendo as faixas ou linhas virtuais estarem distantes cinquenta metros umas das outras, terem o início e o final também georreferenciados e identificados em campo por plaquetas. Conciliar inventários florestais pré-exploratórios, modelagem altimétrica do terreno, estatística espacial e execução das operações de exploração digital, com o emprego de GPS e navegadores, ainda é um assunto dominado por poucos profissionais. Como ferramenta digital que vem sendo aplicada nos Inventários Florestais no Estado do Acre podemos citar o Modeflora – Modelo Digital de Exploração Florestal. Não é um software ou equipamento. É um novo processo que busca unir com maior precisão o Sistema de Informações Geográficas (SIG), o inventário florestal com uso das tecnologias atualmente disponíveis do Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS), e imagens de sensores remotos (radar e satélites), tornando possível a integração do planejamento florestal prévio e as operações de exploração florestal por meio de um sistema rastreado por satélite. Este trabalho tem como objetivo descrever a metodologia aplicada pelo IMAC em atividades de vistorias técnicas na construção de mapas dinâmicos no cartão microSD para uso no GPS, garantindo um melhor controle e facilidade do monitoramento das áreas manejadas.

References

ACRE. PROCURADORIA-GERAL DO ESTADO. Coletânea de Normas Ambientais do Estado do Acre./Rodrigo Neves (org.), Procuradoria Especializada do Meio Ambiente._3a.ed._Rio Branco: PGEAC, 2010. 395p.

FIGUEIREDO, E.O.; BRAZ, E. M.; NEVES d’OLIVEIRA, M. V. Rio Branco, AC: Embrapa Acre, 2007. 183 p.

FIGUEIREDO, E.O.; HALK, T. de M., PAPA, D. de M.; CUNHA, R. M. da.; CASSOL, H. L. G. Procedimentos Metodológicos Utilizados na Compilação de Dados do Modeflora para a Construção de Mapas Dinâmicos no Cartão MicroSD para Uso no GPS. Rio Branco, AC: EMBRAPA-CPAF/AC, 2010. Carta Circular 52.

ZONEAMENTO ECOLÓGICO-ECONÔMICO DO ACRE: FASE II (ESCALA 1: 250.000) Rio Branco: Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Acre, 2010. 152p. : il.

Published

2020-09-18

How to Cite

Feitosa, A. A. N., Roweder, C., Castro, M. F. de, Lima, Q. S. de, & Lima, V. M. (2020). Procedimentos metodológicos aplicados na construção de mapas dinâmicos no cartão microsd para uso no GPS: emprego da técnica pelo instituto de meio ambiente do Acre em vistorias técnicas de planos de manejo florestal sustenável / Methodological procedures applied in the construction of dynamic maps on the microsd card for use in GPS: employment of the technique by the Acre environment institute in technical surveys of sustainable forest management plans. Brazilian Journal of Development, 6(9), 69667–69679. https://doi.org/10.34117/bjdv6n9-422

Issue

Section

Original Papers